Um peixe das profundezas do oceano e de aparência assustadora foi encontrado morto na praia de Crystal Cove, localizada em um parque de proteção ambiental na Califórnia, nos Estados Unidos, na última sexta-feira (7).
Especialistas identificaram a criatura como um peixe-futebol do Pacífico, da espécie Tamboril.
“É uma das mais de 3.000 espécies vivas de tamboril de todo o mundo. Embora o peixe em si não seja raro, é extremamente raro ver um assim intacto ao longo de uma praia no sul da Califórnia”, diz uma reportagem da NBC Los Angeles.
Leia também:
+ Baleias ameaçadas de extinção morrem em casco de navio
+ 20 baleias-piloto salvas de encalhe na Nova Zelândia
+ Após 10 anos presas em aquário na China, baleias beluga voltam ao seu habitat
A criatura de cor preta, com sua boca escancarada e dentes afiadíssimos, inerte na areia, chamou muita atenção.
Funcionários que cuidam do parque onde o peixe foi encontrado compartilharam fotos do animal nas redes sociais e se mostraram surpresos com o estado de conservação do peixe:
“Ver um peixe-futebol intacto na praia é muito raro e não se sabe como ou por que o peixe acabou na costa”, diz a legenda de uma postagem no Facebook do Crystal Cove State Park.
Devido ao tamanho da criatura (cerca de 45 centímetros) e ao talo protuberante no topo da cabeça, os especialistas disseram se tratar de uma fêmea:
“Apenas as fêmeas possuem um longo caule na cabeça com pontas bioluminescentes usadas como isca para atrair presas na escuridão de águas profundas”, diz a postagem.
O peixe das profundezas foi encaminhado para Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia e, posteriormente, deve ir para um museu ou instituição educacional.