Infelizmente a história da baleia-minke mantida presa em uma rede por pescadores em Taiji, no Japão, termina da pior maneira.
As imagens feitas na última segunda-feira, 11/01, mostram os pescadores afogando a baleia-minke, presa em sua rede desde o dia 24 de dezembro.
+ Tubarão bom é tubarão morto? James B responde
+ Conheça a modelo e ativista Marisa Papen, que em defesa do meio ambiente já fui presa mais de uma vez
A baleia foi pendurada pela barbatana e ficou sem respirar por quase 20 minutos.
Apesar da atenção internacional, dos inúmeros telefonemas e e-mails às autoridades pedindo a soltura da baleia, e da intervenção do governador ou da prefeitura de Wakayama, os pescadores continuaram matando a baleia.
Assista o horror abaixo:
View this post on Instagram
A organização sem fins lucrativos Life Investigation Agency (LIA) documenta a caça desde setembro e filmou o momento em que a jovem baleia, apelidada de “Hope” (“Esperança”, na tradução livre) foi morta.
O vídeo angustiante mostra a baleia sendo conduzida entre dois barcos em “The Cove”.
Os pescadores amarraram uma corda em volta da cauda da baleia antes de prendê-la a um barco. A baleia foi içada de cabeça para baixo e mantida debaixo d’água por 20 minutos.
O vídeo completo e o relatório da Life Investigation Agency você acessa aqui.
“Eu testemunhei a agonia e minhas mãos tremiam,” contou o diretor da LIA, Ren Yabuki.
As caçadas de golfinhos em Taiji acontecem de 1º de setembro a 28 de fevereiro. Nove espécies podem ser mortas e capturadas.
O Sr. Yabuki explicou que as regras sobre a captura de baleias-minke são complicadas, pois elas são uma espécie que se enquadra na caça comercial de baleias.
No entanto, isso não torna o assassinato em Taiji ilegal, explicou ele.
“A matança de baleias-minke só pode ser feita por pessoas autorizadas e durante o período permitido. Porém, no caso de uma rede fixa, basicamente ela tem de ser solta. No entanto, o Japão retomou a caça comercial às baleias e, se as baleias-minke entrarem na rede, poderão capturá-las coletando amostras de DNA”, disse ele.
Embora esta seja potencialmente a primeira vez que tal matança tenha sido documentada, esse não é um incidente isolado, já que os pescadores no Japão têm permissão para capturar baleias que podem nadar para dentro das redes.
A captura acidental é uma tremenda ameaça para golfinhos e baleias em todo o mundo; mesmo que eles não tenham como alvo a carne, o emaranhamento em equipamentos de pesca comercial tira a vida de incontáveis mamíferos marinhos anualmente.