Rica em nitratos e outros nutrientes importantes, a beterraba ajuda a recuperar os músculos e dar um gás na performance
Por Verônica Mambrini
Quer melhorar sua recuperação depois de um long dia de surf? Inclua beterraba na dieta. A raiz é rica em carboidratos complexos, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio. Mas um nutriente específico desse alimento ajuda muito quem treina: os nitratos. Eles são precursores do óxido nítrico, substância que colabora com a dilatação dos vasos sanguíneos. Assim, o sangue chega com mais facilidade aos músculos, levando mais nutrientes e oxigênio.
A beterraba é especialmente benéfica para quem surfa longas horas: diversos estudos demonstraram que atletas de endurance tiveram ganhos de performance com o consumo de beterraba.
Veja também: 10 lanches para o pós-surf
Outra vantagem da roxinha é o betacaroteno. Ele tem função antioxidante – ou seja, previne o envelhecimento celular, além de dar um up no sistema imunológico. A beterraba também contém betaína, que reduz a fadiga do exercício, ajuda no ganho de força muscular e reduz a ação inflamatória. Ou seja, tudo que seu corpo precisa depois de um dia inteiro na água.
A chef Joana Rocha, de São Paulo, sugere uma receita irresistível até para quem não é muito chegado ao sabor desse tubérculo: espaguete com pesto de beterraba, amêndoas e gorgonzola. O limão suaviza o gosto forte da beterraba e o gorgonzola dá um contraste salgado delicioso para o prato.
Espaguete ao pesto de beterraba
Serve de 3 a 4 pessoas
Ingredientes:
500 gramas de beterraba
50 gramas de amêndoas inteiras*
75 gramas de amendoas laminadas
150 ml de azeite
suco e raspa de 2 limões sicilianos
1 dente grande de alho
Sal
Um pacote de espaguete
cubos de gorgonzola
*Você pode substituir as amêndoas por nozes ou castanhas
Modo de preparo
Lave as beterrabas, embrulhe-as com papel alumínio e leve ao forno por cerca de uma hora ou até que fiquem macias. Se as beterrabas forem muito grandes, corte-as em 2 ou 4 pedaços. Retire do forno e descasque, ainda quente, com cuidado. Bata as beterrabas no liquidificador ou processador com o azeite, as amêndoas inteiras, o suco de limão e o alho, até que fique bem homogêneo. Acerte o sal.
Cozinhe o espaguete conforme instruções da embalagem. Misture bem com o pesto de beterraba. Monte o prato e finalize com raspas de limão siciliano, amêndoas laminadas e cubos de gorgonzola.
Veja também: Universidade lança cartilha com dicas de nutrição para enfrentar o coronavírus