Prefeitura do Rio de Janeiro emitiu alerta para moradores ficarem atentos com a presença dos jacarés que podem se camuflar na vegetação.
Por Redação HC
Comerciantes da orla do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, relatam que jacarés têm sido encontrados no local após ressacas nas praias da região. O último réptil foi resgatado na manhã de domingo em pleno calçadão.
O jacaré foi encontrado na Praia do Pontal. Bombeiros e a Patrulha Ambiental foram acionados para resgatar o animal. Os militares isolaram o local onde o jacaré estava enquanto a Patrulha Ambiental não chegava.
Sergio Oliveira, um dos donos de quiosque da região, disse que a aparição dos animais já é frequente. “Toda vez que tem ressaca ou chuva muito forte, eles aparecem. Eu vejo direto. É certo: se chover forte, vai ter”, ressaltou o vendedor.
O quiosqueiro explicou que os animais chegam à areia boiando em gigogas – uma planta aquática – com a força da correnteza. “Os jacarés menores vêm tudo flutuando na gigoga. Eles devem ter uns 20 centímetros. Uma mulher até tentou segurar o rabo do jacaré para fazer uma selfie”, contou.
A Guarda Ambiental do Rio de Janeiro alerta para que as pessoas mantenham distância dos animais já que mesmo filhotes, a mordida do animal pode causar sérios danos.