O prefeito de uma cidade na Bretanha, norte da França, decretou na última semana o fechamento da praia para banhistas devido à presença de um animal incontrolável dentro da água. Mas não se trata de um tubarão faminto ou de qualquer ameaça sangrenta à vida das pessoas. O motivo do fechamento é um golfinho com hormônios à flor da pele, que passou a assediar regularmente os frequentadores do local.
O golfinho é um velho conhecido das pessoas que aproveitam a praia em Landévennec, que lhe apelidaram de Zafar. Ele costumava brincar e exibir-se para os banhistas. Nas últimas semanas, entretanto, seu comportamento mudou.
Veja também: Triângulo das Bermudas desvendado: ondas de 100 pés em alto mar
Segundo o jornal local Le Télégramme, ele passou a se esfregar insistentemente em pessoas e barcos, chegando ao ponto de arremessar uma mulher acima da superfície. Em uma outra ocasião, a tentativa ele impediu que um homem conseguisse retornar à praia, forçando um resgate de barco.
Após uma repetição preocupante dos casos de assédio, Roger Lars, prefeito da cidade, proibiu temporariamente as atividades de nado e mergulho na praia.
Um advogado local entrou com um processo contra a proibição, alegando que o convívio entre duas espécies nunca havia sido razão para nenhuma proibição desse tipo na região.
Nesta segunda (28), embarcações escoltaram o golfinho para longe da praia. Após confirmarem que ele já não estava mais próximo à praia local de Landévennec, o prefeito retirou a proibição.
Veja também
Barco é destruído por ondulação gigante na Indonésia
Texto: Redação HC
Imagem: reprodução/Le Télégramme/Mathieu Le Gall