A dor nas costas é um mal recorrente entre surfistas, seja qual for a modalidade, e podem ser causadas por cansaço, estresse ou lesão.
A imensa maioria dos casos, todavia, é decorrente e uma combinação de cansaço e estresse, decorrente das horas de remada dentro d’água.
Dessa forma, algumas medidas serão capazes de aliviar a dor nas costas, mobilizando os músculos para melhorar a circulação sanguínea e promover o bem-estar.
Confira baixo cinco dicas simples para eliminar a dor nas costas que podem ser seguidas passo a passo.
5 dicas para eliminar a dor nas costas pós-surf
Relaxe seu corpo
Parece simples, não é mesmo? No entanto, poucos surfistas se dão conta da importância de relaxar o corpo após a queda.
Uma forma eficaz de relaxamento é ficar deitado de lado ou sentado contra uma parede, de forma a que as costas estejam totalmente apoiadas.
Fique atento a postura, mas sinta-se confortável. Fique assim por somente alguns minutos, e evite ficar muito tempo na mesma posição.
Ao ficar numa posição mais confortável, é possível respirar melhor e as fibras musculares se soltam, aliviando a dor nas costas.
Faça automassagem
Uma boa forma de aliviar a dor nas costas é tomar um banho morno e deixar o jato de água cair bem forte, exatamente na região onde se sente dor nas costas.
Em seguida, massageie seus ombros com as próprias mãos e um pouquinho de creme ou de óleo.
Aplique movimentos de moderada intensidade, insistindo mais nas regiões de maior dor.
Faça alongamento
Fazer alongamento para as costas é importante para aliviar as dores e a tensão muscular.
No entanto, deve-se evitar fazer muito esforço durante o alongamento. A ideia é apenas aliviar a tensão da musculatura.
Vejo no vídeo abaixo algumas sugestões de alongamentos:
Usar calor
Para aliviar a dor de costas, pode-se colocar uma compressa morna exatamente em cima da região dolorida, deixando-a atuar por 20 minutos.
Veja no vídeo abaixo como fazer uma compressa quente em casa:
Durma em uma posição confortável
Na hora de dormir, procure deitar-se de lado com a cabeça bem apoiada num travesseiro não muito fofo, por pelo menos 8 horas.
O ideal é colocar outro travesseiro debaixo dos joelhos, caso a pessoa esteja de barriga para cima, ou entre os joelhos, caso durma deitada de lado.
Por fim, lembre-se: dor contínua por muito tempo é um sinal de alerta. Nesse caso, procure um médico para um exame em suas costas.