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10 opções de lanches pós-surf, segundo nutricionista

Qual o melhor lanche pós-surf? Com a popularização do esporte, é cada vez maior o número de pessoas no line-up.

Algumas em busca de se aprofundar na filosofia do esporte e outras mais preocupadas em manter a forma.

Em comum, todas precisam ter a consciência de que estar bem alimentado é fundamental para a saúde, afinal, o surf é uma atividade física de intensidade elevada.

Sendo assim, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, orienta sobre opções de lanches pós-surf para uma prática saudável.

“Uma boa alimentação é indispensável para que o exercício seja praticado com eficiência e qualidade, principalmente depois do treino, momento em que o corpo precisa recuperar as energias e evitar o desgaste da musculatura”, comenta a especialista.

Aliar boas fontes de proteínas (carnes, ovos, queijos, iogurtes ou suplementos proteicos) com opções ricas em carboidratos (frutas, cereais, tubérculos, pães e tapioca) são a principal recomendação da profissional.

“As proteínas vão contribuir no reparo do tecido muscular e os carboidratos vão ajudar a repor os estoques de energia que foram gastos durante o treino. Além disso, o consumo desses nutrientes ajuda em sinalizações metabólicas para aumento de massa magra”, explica Renata.

10 opções de lanches pós-surf

De acordo com a nutricionista, algumas boas combinações de lanches pós treino são:

  1. Mamão com granola sem açúcar e iogurte proteico;
  2. Pão sírio com atum e salada;
  3. Ovos mexidos com salada de frutas;
  4. Shake de iogurte proteico batido com morango e banana;
  5. Mingau de leite com aveia com nibs de cacau;
  6. Panqueca com 1 ovo + 1 banana, polvilhada com canela ou cacau em pó;
  7. Smoothie de abacate congelado batido com suplemento proteico sabor chocolate;
  8. Polpa de açaí sem adição de xarope de glicose batido com leite em pó ou iogurte natural;
  9. Escondidinho de batata doce amassada com frango desfiado refogado;
  10. Escondidinho de mandioca amassada com carne moída refogada.

Em relação ao horário da refeição, esqueça aquele conceito de que é necessário se alimentar em até 30 minutos após o treino.

“Podemos comer em até algumas horas após a prática esportiva. Tudo depende do tipo do exercício, da duração e da intensidade. Não há a obrigatoriedade de nos alimentarmos logo em seguida ao exercício”, esclarece a profissional.

Hidratação

A hidratação também não ficar de fora depois da atividade e, segundo Renata, o ideal é fazer a reposição de líquidos e recuperar o peso perdido em até 6 horas.

A recomendação é aumentar a ingestão de água e investir em água de coco e isotônicos caso a sessão de surf seja praticidade em temperaturas muito altas e por períodos prolongados.

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