26 C
Papeete
sábado, 18 maio, 2024
26 C
Papeete
sábado, 18 maio, 2024

Yago Dora ganha chance de disputar Olimpíadas em Teahupoo

Ao ser convocado para substituir João Chianca no ISA World Surfing Games, Yago Dora passa a disputar a terceira vaga na equipe brasileira para Paris 2024 com Gabriel Medina.

Reviravolta nas possibilidades para quem irá ser o possível terceiro surfista representante do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, a ser disputada em Teahupoo, no Taiti. Ao ser convocado para substituir João Chianca no ISA World Surfing Games, Yago Dora passa  a disputar a terceira vaga na equipe com Gabriel Medina. Mas isso apenas se a equipe brasileira sair vencedora do evento, a ser realizado de 23 de fevereiro a 3 de março próximos em Porto Rico.

Parece bastante confuso, e é. Por isso, melhor explicar por partes. A equipe para o ISA World Surfing Games ia ser originalmente formada pelo bicampeão mundial Filipe Toledo, e os dois seguintes brasileiros seguintes no ranking da WSL, João Chianca, em quarto, e Gabriel Medina, em sexto. Toledo e Chianca, já pré-classificados para as Olimpíadas, participariam do evento por uma obrigatoriedade da ISA. E se essa equipe vencesse o torneio, conquistando uma vaga extra para as Olimpíadas, a CBSurf já havia determinado que ela seria do Medina.

Como João Chianca foi dispensado de participar do evento, por ainda estar se recuperando do grave acidente sofrido em Pipeline em dezembro passado, Yago Dora, o sexto no ranking da WSL de 2024, foi convocado para ocupar seu lugar na equipe brasileria para o ISA de Puerto Rico. Dessa maneira, a CBSurf determinou que, caso o Brasil saia vencedor, quem terminar com a melhor colocação no evento, Medina ou Dora, fica com o terceiro posto na equipe.

+João Chianca e Yago Dora surfam mar clássico em Fiji

Dessa maneira, a equipe brasileira continua sendo uma das favoritas para o ISA Games, e quem sabe ainda mais determinada para obter a vitória, já que agora são dois os surfistas que darão tudo de si para chegar à vaga olímpica. Até por uma exigência da ISA, passível de gerar penalidade caso não cumprida, espera-se que todos os inscritos no ISA Games participem do evento com total comprometimento. Mas não há como negar que a performance de Gabriel Medina e Yago Dora terão um incentivo a mais, com a possiblidade de virem a disputar uma medalha olímpica caso o Brasil se sagre campeão do ISA Games.

Caso João Chianca não se recupere a tempo para competir nas temidas ondas de Teahupoo, de 27 a 30 de julho próximo, Gabriel Medina será seu substituto, de acordo com as regras de classificação baseada no ranking da WSL. Importante frisar aqui que nada indica nesse momento que Chianca não estará apto para sua estréia olímpica, que está sendo muito aguardada por seus fãs. Como todos sabem, o surfista de Saquarema é apontado como um dos destaques da nova geração na afiada bancada. Teahupoo é conhecida por produzir alguns dos tubos mais espetaculares do planeta. E mais perigosos também. 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias