A World Surf League (WSL) divulgou a relação oficial dos surfistas que vão competir na temporada de 2022 do Championship Tour (CT). O novo grupo de concorrentes aos títulos mundiais foi determinado pelo ranking final do CT 2021 e pelo Challenger Series 2021, encerrado na segunda-feira em Haleiwa Beach, no Havaí. A WSL também anunciou quem serão os wildcards (convidados) selecionados para toda a temporada 2022.
Um deles foi Owen Wright e, com isso, a Austrália iguala o número de nove surfistas do Brasil, que era maioria no grupo dos top-34 no CT em 2022. As novidades na “seleção brasileira da WSL” são os jovens Samuel Pupo e João “Chumbinho” Chianca, ambos com 21 anos de idade, que se classificaram pelo Challenger Series.
Os outros já estavam na elite de 2021, os campeões mundiais Gabriel Medina e Italo Ferreira, o vice-campeão Filipe Toledo e Yago Dora, Deivid Silva, Jadson André e Miguel Pupo, além de Tatiana Weston-Webb.
Veja também
+ Jamie O’Brien ataca de ‘operário do surf’
+ Kai Lenny e Ian Walsh surfam o melhor Mavericks de suas vidas
+ Samuel Pupo e João Chianca garantem vaga no CT 2022 e JJ Florence vence o Haleiwa Challenger
O World Surf League Championship Tour 2022 começa em janeiro com uma estrutura totalmente redesenhada. Pela primeira vez, todas as etapas serão disputadas por homens e mulheres, em um mesmo calendário e com o princípio da igualdade na premiação. O novo formato apresentará um corte no número de participantes no meio da temporada e os cobiçados títulos mundiais serão novamente decididos no Rip Curl WSL Finals, pelos top-5 e pelas top-5 dos rankings finais do CT 2022.
Um total de 14 surfistas disputará o WSL Championship Tour pela primeira vez em 2022. A lista de estreantes classificados pelo Challenger Series, tem os brasileiros Samuel Pupo e João Chianca, os australianos Liam O´Brien, Callum Robson e Jackson Baker, o norte-americano Jake Marshall, o havaiano Imaikalani Devault e dois representantes de países que nunca tiveram surfistas na elite masculina, Lucca Mesinas do Peru e Carlos Munoz da Costa Rica. Na categoria feminina, serão cinco novatas, as havaianas Gabriela Bryan, Bettylou Sakura Johnson e Luana Silva, a americana Caitlin Simmers e a australiana India Robinson.
Além dos wildcards (convidados) da WSL anunciados para toda a temporada, a equipe do WSL Tours e Competição já está indicando a australiana Bronte Macaulay e o sul-africano Matthew McGillivray como os substitutos para entrarem na vaga de algum atleta que se contundir, ou não puder participar de alguma etapa. A vaga de substituição da WSL, estará disponível apenas para as cinco primeiras etapas, antes do corte do meio da temporada.
Com uma estrutura de tour renovada, o CT de 2022 começará com 36 homens e 18 mulheres participando de cada etapa. No meio da temporada, este número de competidores será reduzido para 24 homens e 12 mulheres a partir da sexta etapa. Os Top-20 do ranking masculino e as 10 melhores do feminino, já estarão classificados para o CT 2023 e disputarão as cinco últimas etapas com dois wildcards em cada categoria (um indicado pela WSL e outro pelo evento).
Elite das Top-17 do WSL Championship Tour 2022:
As Top 9 do ranking do CT 2021:
1: Carissa Moore (HAV)
2: Tatiana Weston-Webb (BRA)
3: Sally Fitzgibbons (AUS)
4: Stephanie Gilmore (AUS)
5: Johanne Defay (FRA)
6: Caroline Marks (EUA)
7: Tyler Wright (AUS)
8: Isabella Nichols (AUS)
9: Courtney Conlogue (EUA)
As 6 classificadas pelo Challenger Series 2021:
1: Gabriela Bryan (HAV)
2: Brisa Hennessy (CRI)
3: Bettylou Sakura Johnson (HAV)
4: Caitlin Simmers (EUA)
5: India Robinson (AUS)
6: Luana Silva (HAV)
Wildcards da WSL para o CT 2022:
1: Lakey Peterson (EUA)
2: Malia Manuel (HAV)
Substituta da WSL:
1: Bronte Macaulay (AUS)
Elite dos Top-34 do WSL Championship Tour 2022:
Os Top 20 do ranking do CT 2021:
01: Gabriel Medina (BRA)
02: Filipe Toledo (BRA)
03: Italo Ferreira (BRA)
04: Conner Coffin (EUA)
05: Morgan Cibilic (AUS)
06: Griffin Colapinto (EUA)
07: Jordy Smith (AFR)
08: Kanoa Igarashi (JPN)
09: Yago Dora (BRA)
10: Frederico Morais (PRT)
11: John John Florence (HAV)
12: Jack Robinson (AUS)
13: Leonardo Fioravanti (ITA)
14: Deivid Silva (BRA)
15: Ryan Callinan (AUS)
16: Ethan Ewing (AUS)
17: Kelly Slater (EUA)
18: Jadson André (BRA)
19: Miguel Pupo (BRA)
20: Seth Moniz (HAV)
Os 12 classificados pelo ranking do Challenger Series 2021:
01: Ezekiel Lau (HAV)
02: Liam O’Brien (AUS)
03: Connor O’Leary (AUS)
04: Jake Marshall (EUA)
05: Callum Robson (AUS)
06: Samuel Pupo (BRA)
07: Nat Young (EUA)
08: Imaikalani Devault (HAW)
09: Lucca Mesinas (PER)
10: João Chianca (BRA)
11: Jackson Baker (AUS)
12: Carlos Munoz (CRI)
Wildcards da WSL para o CT 2021:
1: Kolohe Andino (EUA)
2: Owen Wright (AUS)
Substituto da WSL:
Matthew McGillivray (AFR)
PIPELINE ABRE O TOUR DE 2022
A primeira etapa do WSL Championship Tour 2022 será o Billabong Pro Pipeline, começando no dia 29 de janeiro com prazo até 10 de fevereiro para ser encerrado. Pela primeira vez, as mulheres terão uma etapa completa do CT feminino para competir nos tubos de Banzai Pipeline. O evento será transmitido AO VIVO pelo WorldSurfLeague.com.
* Por João Carvalho