WSL espera séries de até 50 pés e condições perfeitas nesta 3ª para campeonato de ondas gigantes com formato inédito em Nazaré

Por Redação

A WSL deu sinal verde para a realização do Nazaré Tow Surfing Challenge nesta terça (10). O campeonato de ondas gigantes vai acontecer em um formato inédito, reunindo pela primeira vez homens e mulheres na mesma categoria — Maya Gabeira e a francesa Justine Dupont foram as duas convidadas para o momento histórico.

Veja também: WSL oficializa recorde de maior onda já pega por uma mulher para Maya Gabeira

A lista completa de participantes reúne ainda alguns dos principais nomes do surf de ondas gigantes no planeta, como o sul-africano Grant “Twiggy” Baker, o havaiano Kai Lenny, o australiano Ross Clarke-Jones, o português Nic von Rupp e os brasileiros Lucas “Chumbo” Chianca, Pedro Scooby e Rodrigo Koxa — atual detentor do recorde de maior onda já surfada, registrado ali mesmo, em Nazaré.

A organização vinha monitorando uma série de tempestades no Atlântico Norte desde o final do ano, e avaliou que dentro da janela para realização do campeonato esta semana teria as melhores condições.

Um swell originado perto da costa leste do Estados Unidos se desloca nesse momento em direção à Europa, com previsão de chegada ao litoral português na noite desta segunda. Na manhã de terça-feira, a ondulação deve atingir seu ápice. A organização espera séries de 40 a 50 pés, com pouco vento. Não será o maior dia da história de Nazaré, mas espera-se que seja um dos mais perfeitos.

Assista também: A onda que pode tirar o recorde mundial de Maya Gabeira

No campeonato, cada dupla de tow in irá participar de duas baterias de uma hora. Haverá um sistema de prioridade para garantir que haja oportunidades para todos.

As ondas não serão avaliadas na hora, e sim posteriormente ao campeonato, por um painel de especialistas que vai avaliar cada momento por todos os ângulos de filmagem disponíveis. Este painel selecionará as ondas finalistas das categorias de Onda do Dia entre os Homens, Onda do dia entre as Mulheres e Equipe Campeã e prêmio de comprometimento. Os próprios surfistas avaliarão quem são os campeões de cada categoria, durante uma cerimônia de premiação no mesmo dia, à noite.

Você pode acompanhar o campeonato ao vivo por aqui.

Confira as duplas participantes do Nazaré Tow In Challenge:

Time Mundo: Sebastian Steudtner (ALE) & Maya Gabeira (BRA)
Time Brasil: Rodrigo Koxa (BRA) & Pedro Scooby (BRA)
Time Grã-Bretanha: Andrew Cotton (GBR) & Tom Butler (GBR)
Time Austrália: Ross Clarke-Jones (AUS) & Mick Corbett (AUS)
Time Portugal: Alex Botelho (PRT) & Hugo Vau (PRT)
Time Young Bulls: Lucas Chianca (BRA) & Kai Lenny (HAW)
Time Europa: Nic von Rupp (PRT) & Francisco Porcella (ITA)
Time França: Benjamin Sanchis (FRA) & Eric Rebiere (FRA)
Tima Atlântico: Grant Baker (AFR) & Antonio Silva (PRT)
Time Justine: Justine Dupont (FRA) (surf apenas)/Fred David (jet ski apenas)