O vídeo foi publicado no canal do YouTube da Body Glove, tem título – “Beggining of the End” – e é narrado em inglês. Mas o assunto é Jesse Mendes, o brasileiro ex-competidor do Circuito Mundial tornado recentemente em comentarista da WSL. Além de marido da top da elite feminina da WSL, Tati Weston-Webb. Em tom de sátira, com roteiro e edição muito bem cuidados, o vídeo anuncia a nova fase na vida do nativo do Guarujá hoje cidadão do mundo. Jesse Mendes se aposentou, só que não.
O vídeo é uma brincadeira, mas que deve ser levada a sério, como explica o próprio Jesse na apresentação: “Acho que o ‘Beggining of the End (Começo do Fim)’, foi uma ideia para compartilhar um pouco do que está acontecendo na minha vida ultimamente. Estou em uma transição interessante na minha carreira, onde parei de competir depois de muitos anos no Tour, o que está me dando um novo começo para buscar um pouco de liberdade no surf. Para chegar a lugares onde nunca estive, em diferentes épocas do ano, longe das cenas lotadas que acompanham as viagens com o Tour. Além disso, felizmente a Body Glove me apoiou para continuar a fazer o que amo, enquanto me aventuro para mostrar meu surf fora da camisa de competição. Quero mostrar que meu surf é muito mais do que apenas eventos no Tour. Surfar é meu estilo de vida e farei isso enquanto puder aguentar”.
Se você assistiu as transmissões em inglês mais recentes do Championship Tour da WSL, a Liga Mundial de Surf, provavelmente se deparou com uma voz relativamente nova na transmissão. Jesse recebeu o convite para participar das duas útlimas transmissões do ano como comentarista e foi tão bem na função, que já fez as duas primeiras desse ano também, em Pipeline e Sunset. Com maturidade trazida pelos 31 anos de idade, e demosntrando um excelente domínio da lingua inglesa, ele tem proporcionado aos espectadores uma visão de quem conhece a fundo o assunto competição de surf. Jesse passou a maior parte da sua vida disputando baterias, fez parte do CT e teve como ápice na sua carreira a conquista da Tríplice Coroa Havaiana de 2018, numa época em que essa glória só era superada em importância pelo título de campeão mundial.
+Tati Weston-Webb e Jesse Mendes promovem evento de surf em Guarujá
+Jesse Mendes brilha e é campeão do QS de Krui pela Itália
Em 2022, Jesse chegou a anunciar que iria representar a Ítalia na corrida por uma vaga nas Olimpiadas de Paris 2024, mas acabou desistindo da empreitada e, como esse vídeo confirma, definitivamente deixou os tempos de competidor para trás. Agora seu foco vai ser surfar por puro prazer, sempre buscando avançar nas perfomances, mas sem a pressão e restrições associadas a campeonatos. Em entrevista ao site Inertia.com, revelando estar decidido em levar à frente a decisão tomada, ele declarou que “acho que o surf é muito maior do que apenas competir. Sempre foi assim comigo. A mensagem é que foi uma ótima carreira, estou feliz com o que fiz e é hora de seguir em frente”.
O vídeo, produzido em conjunto com seu primo Caio Faria, demonstra o espírito leve e descontraído com que Jesse está encarando esse novo momento na sua trajetória. Mesclando trechos de muita ação com cenas em que Jesse se sai muito bem como ator, ironizando sua rotina de “aposentado”. A performance exibida por Jesse mostra que ele ainda poderia estar dando dura nos seus adversários em baterias de alto nível, mas ele não quer mais se preocupar em vencer campeonatos. Jesse está em busca de novos horizontes como surfista, e acredita que essa estrada alternativa pela qual enveredou é apenas o começo de um fim que ainda está muito distante.