Caso ocorreu na praia do Ipuã, em Laguna, Sul de Santa Catarina. Algumas pessoas ainda tentaram ajudar o tubarão, porém, ele não resistiu.
Por Redação HC
Na última quinta-feira (7/3), um tubarão-martelo ameaçado de extinção encalhou em uma praia no Sul de Santa Catarina. Um vídeo gravado por locais mostra o animal se debatendo na areia até falecer.
Após a divulgação das imagens, a Polícia Ambiental de Laguna foi acionada e encaminhou a carcaça do bicho para averiguações e estudos na Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi confirmado que ele possuía aproximadamente dois metros e meio.
Veja também: Peixe raro aparece na Califórnia e intriga especialistas.
Em seguida, o tubarão será levado ao Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, onde será embalsamado e exposto.
Agora pesquisadores realizam as primeiras especulações sobre a causa da morte do tubarão-martelo. Para o curador do Museu Oceanográfico, Jules Soto, o animal, se for uma fêmea, é possível que tenha se aproximado da costa para dar à luz aos filhotes – um hábito da espécie.
Para o Sargento Gilson Pontes, acionado na ocorrência, é comum a presença dessa espécie na região e que geralmente eles vem à costa quando estão doentes e prestes a morrer.
“Aconselhamos que os banhistas não toquem nesses animais, tanto tubarão ou baleias. É preciso chamar a Polícia Ambiental. Muitas vezes por tentar ajudar, pode acontecer um ataque, por exemplo”, acrescenta.
Confira o vídeo da tentativa de resgate feita pelos locais:
Veja também: WSL anuncia novas medidas no Dia Internacional da Mulher