-4ta4Hm_IsQ

Se você já quis se mandar para um pico remoto e viver para o surf em ondas desertas e perfeitas, Travis Potter tem um dedo nisso. Conheça sua história

Por Redação HC

Em algum momento da sua vida de surfista você já sonhou em viajar para um lugar mais ou menos deserto, só com mais um ou dois amigos, para ficar largado vivendo do mínimo possível mas pegando altas ondas. Essa narrativa curta e simples é uma das coisas mais encantadoras da nossa cultura e é transmitida, geração a geração, há muitas décadas.

Veja também: Tom Curren fazendo mágica nas paredes de Rincon (vídeo)

Talvez você tenha realizado esse sonho em algum momento de sua vida. Talvez você esteja planejando sua próxima viagem desse tipo neste exato momento. Ou talvez você não ligue muito pra isso, e sua paixão pelo surf tenha mais a ver com essa cara moderna da competição profissional, que compartilha de outros valores — atleticismo, competitividade, infra-estrutura perfeita, equipes de profissionais de outras áreas.

Se você faz ou fez parte do primeiro grupo, de alguma maneira a trajetória de Travis Potter influenciou o seu sonho com o surf.

Na década de 90 a Indonésia já não era mais segredo para surfista nenhum e viajar para as Mentawai ou Grajagan, por exemplo, já começava a não ser mais aquela total aventura selvagem descrita em relatos dos anos 70 e 80.

Mas ainda havia muito, muito a explorar, e Travis Potter desde cedo viu aí sua vocação. O californiano passou de mais um surfista que dedica a vida à missão relativamente anônima da busca underground por ondas nos confins da Indonésia a um quase ícone do surf com a produção de Second Thoughts (assista aqui). O filme de 2004 mostra ele e mais dois amigos jogados durante um mês em um canto remoto da ilha de Java, passando muitos perrengues e pegando as ondas vida. Tudo feito — e registrado — de uma maneira muito mais simples do que outras produções da época, e talvez por isso com uma aura de autenticidade, de raiz.

A inspiração transmitida por bons filmes é contagiosa, e foi o caso com Second Thoughts — mesmo que você nunca tenha sequer ouvido falar do filme.

O último episódio da série O’riginals, da O’Neill, conta uma pouco da trajetória de Travis Potter, traçando uma linha de suas primeiras expedições por arquipélagos do Oceano Índico até o seu sempre misterioso paradeiro atual.

Veja também:
Camisa de surf de Kelly Slater chega à Estação Espacial Internacional