Publicidade:

Publicidade:

Publicidade:

Verme que se alimenta de rochas e produz areia é encontrado nas Filipinas



Cientistas precisaram criar outro gênero para classificar o animal que passou por processo evolutivo peculiar.

Por Redação HC

Um organismo único batizado de Lithoredo abatanica foi descoberto recentemente por cientistas nas Ilhas Bohol, Filipinas. O animal é uma espécie de molusco em forma de verme de cor branca que se fixa em rochas, as suga e produz areia.

Molusco se alimenta de rochas, porém, como não ingere nutrientes, seu modo de sobrevivência ainda é desconhecido (Foto: NORTHEASTERN)

Uma equipe de biólogos criou um novo gênero para classificar a espécie, pois ele é diferente dos outros bivalves. “Tivemos de criar um novo gênero, o que é um tipo de ‘próximo nível’ na taxonomia”, contou em comunicado Dan Distel, diretor do Ocean Genome Legacy Center da Northeastern University, nos Estados Unidos.

Lithoredo abatanica ostenta uma espécie de “broca” para raspar materiais duros, como o calcário. Ele tem dezenas de pequenos dentes — o que o difere do mecanismo de seus “parentes”, que consiste em centenas de protuberâncias minúsculas e abrasivas.

“O que é mais notável é o que nós não sabemos. A rocha não tem nutrientes, então não há nada de que esse animal possa viver. Então isso nos diz que [o organismo] dever estar fazendo outra coisa — e essa outra coisa dever ser realmente interessante”, apontou Distel.

Além de comer pedras, os L. abatanica moram dentro delas e, para os especialitas, estudar a espécie pode dar mais pistas sobre seus antepassados e sobre a preservação geológica. Eles também pretendem analisar as bactérias em seu intestino, pois elas poderiam fornecer fontes de fármacos — novas classes de antibióticos, por exemplo.

Essa espécie é encontrada em especial no Rio Abatan, que é interligado ao Mar de Sulu. A espécie cresce na junção da água salgada e doce.


VEJA TAMBÉM:
– ARRAIA GIGANTE ARRASTA BARCO EM SÃO FRANCISCO DO SUL
TUBARÃO É CAPTURADO E MORTO POR PESCADORES NA BAHIA
ALGAS TÓXICAS CRESCEM DESENFREADAMENTE E AMEAÇAM VIDA MARINHA

+Notícias

Tom Curren e J-Bay: masterclass...

Tom Curren e J-Bay. Por onde a gente começa? Hoje, Tom Curren desliza pelas águas...

Quanto tempo leva para engordar?

Quanto tempo leva para engordar? Você come direitinho na maior parte do tempo, mas em...

O inverno em San Diego...

Que sorte a dos surfistas de inverno em San Diego. Um sólido swell de Oeste...

IT’S ON! Assista ao Pipe...

É dada largada para o Pipe Masters 2021, etapa inaugural do Circuito Mundial de...