21.9 C
Hale‘iwa
terça-feira, 23 abril, 2024
21.9 C
Hale‘iwa
terça-feira, 23 abril, 2024

Algas tóxicas crescem desenfreadamente e ameaçam vida marinha

Pesquisadores analisaram imagens de satélite ao longo de 20 anos para levantar principais causas do avanço das algas

Por Redação HC

Um recente estudo divulgado por cientistas ligados a NASA, mostrou que algas da espécie Noctiluca scintillans, conhecidas como “lágrimas azuis”, estão se proliferando de maneira excessiva ao redor do mundo. Essa espécie é extremamente tóxica a vida marinha, pois produz substâncias nocivas a outros seres-vivos.

Essas algas conseguem drenar o oxigênio ao seu redor, matando outras espécies nesse processo. “A Noctiluca scintillans em si não é tóxica (isto é, não produz toxinas). No entanto, em altas concentrações, elas podem bloquear a luz solar, consumir oxigênio ou liberar amônia, criando um ambiente hostil aos animais marinhos”, disse o coautor do estudo, Chuanmin Hu.

Forma utilizadas imagens de dois satélites da Nasa e da Estação Espacial Internacional entre 2000 a 2017 para embasarem seus estudos. O epicentro do estudo foi o mar do leste da China, local de maior concentração das algas. Analisando as imagens, os pesquisadores afirmaram que é possível enxergar apenas grandes concentrações dessas algas com as imagens e que porções menores podem estar espalhadas ao redor do globo.

Imagens de satélite mostram como as algas avançam ao longo de todo o oceano (Foto: NASA/UNIVERSITY OF SOUTH FLORIDA OPTICAL OCEANOGRAPHY LAB)

As principais causas que os cientistas acreditam ter desenfreado a reprodução das algas são o escoamento de nutrientes de fazendas para o mar, ocasionando em um acúmulo de nutrientes na água, consequentemente desregulando o ecossistema, além da temperatura acima do normal nos oceanos e maior disponibilidade de luz.

Não foi confirmado se esse quadro continuará a se espalhar com a mesma velocidade, somente que a dispersão dessa espécie pode criar ambientes hostis a vida marinha.

VEJA TAMBÉM:
– TUBARÃO VIRA PETISCO APÓS ENCALHAR EM SP E BIÓLOGOS ALERTAM PARA RISCOS
60 TUBARÕES INVADEM PRAIA E HELICÓPTERO RESGATA SURFISTAS
MISTERIOSAS CAIXAS DE BORRACHA ENCALHAM EM PRAIA E CAUSAM ACIDENTE FATAL NO RN

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias