* Foto de abertura: Pedro Barros, 540º de melon grab.
No dia 16 de Março de 1966, nascia a Vans.
A família Van Doren então iniciava um sonho e abria as portas da sua primeira loja na cidade de Anaheim, no sul da Califórnia.
Hoje a marca californiana celebra 55 anos de história e segue firme no propósito em apoiar a expressão criativa ao redor de todo o mundo.
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“Nós somos a Van Doren Rubber Company. Mas pode nos chamar de Vans,” escreveu a marca em um post de sua rede social.
A seguir lembramos momentos históricos desta icônica marca. Confira:
Joel Tudor Duct Tape Invitational
A série de campeonatos criada em 2010 por Joel Tudor junto com a marca para elevar o nível do surf progressista sobre longboards. Os campeonatos Duct Tape foram realizados em surf spots icônicos como Virginia Beach, Montauk, Santa Cruz, Malibu e Salinas, na Espanha. Assista abaixo à edição de 2015, realizada em Noosa Heads, Queensland, Austrália:
O primeiro longa de surf
“Get-N Classic, Vol. 1” é o primeiro filme de surf da marca. Estrelado pelos irmãos Gudauskas, Joel Tudor, John Florence e o time da Vans Surf, que contava com Wade Goodall e Dane Reynolds. Assista:
Duas décadas na neve
A Vans celebrou os 20 anos de herança no snowboard com o filme Twenty Years: Off the Wall, On the Snow, produzido com Mike Hatchett, lendário cineasta e fundador da Standard Films. Confira:
Pool Party
A 15ª edição da Pool Party Legends entrou para os livros de história. Confira todos os destaques para ver Lance Mountain, Steve Caballero, Nicky Guerrero e Mike McGill lutando pelo primeiro lugar em um dos pênaltis mais próximos que já experimentamos no VPP.
“O Skate tem o dom de aproximar as pessoas mais improváveis de todo o mundo, através do amor pelo simples fato de andar,” escreveu a marca.
Ductumentary
O curta-metragem é lançado divulgando a importante contribuição de Joel Tudor para o surf. Dirigido por Graham Nash e Reagan Richie, o filme traz Joel Tudor, Alex Knost, Tyler Warren, Ryan Burch, Jared Mell e mais. Play:
Propeller: o primeiro filme de skate
Em Maio, a marca com raízes na Califórnia novamente faz história no skate com o lançamento do muito esperado filme PROPELLER: A Vans Skateboarding Video, seu primeiro vídeo completo de skate. Esse momento garantiu uma enorme exposição internacional do Vans Pro Skate Team e ainda mais cobertura global da reconhecida tradição da marca com o skate. PROPELLER se tornou o filme de skate a quebrar recordes de vendas mais rapidamente no iTunes.
Isto é “Off The Wall”
“‘Off the Wall’ é um grito de guerra para a autoexpressão. Da arte e música à patinação e surf, estamos apresentando as pessoas que nos inspiram com sua criatividade, autenticidade e paixão,” escreveu a Vans ao lançar a campanha Off The Wall. Relembre o vídeo:
Um pouco de história
1966. Os irmãos Paul e Jim Van Doren, ao lado dos sócios Gordon Lee e Serge Delia, inauguraram o novo negócio no número 704 da East Broadway na cidade de Anaheim, na Califórnia, em 16 de Março. A Van Doren Rubber Company era uma empresa única e pioneira, por fabricar e vender tênis no mesmo lugar, direto ao público.
Naquela primeira manhã, 12 clientes compraram tênis Vans, que foram fabricados durante a tarde e entregues na manhã seguinte.
O nome “House of Vans” é utilizado pela primeira vez, nas vitrines da loja de Anaheim.
Início dos anos 1970
SKATISTAS QUE GOSTAVAM DOS RESISTENTES TÊNIS DA VANS E SUAS SOLAS GROSSAS DE BORRACHA SÃO VISTOS USANDO MODELOS DA FÁBRICA/LOJA POR TODO O SUL DA CALIFÓRNIA.
1976
O tênis Vans #95, hoje conhecido como Era, é desenvolvido ao lado de Tony Alva e Stacy Peralta, com proteção extra no colar e cores contrastantes. O tênis se torna um uniforme para toda uma geração de skatistas.
O LOGO “VANS OFF THE WALL” É APRESENTADO.
1977
O tênis Vans #36, o Old Skool, é lançado com a hoje famosa Vans Sidestripe nas laterais. O Old Skool é o primeiro tênis da Vans que utilizou couro em sua construção. O que começou como um rabisco de Paul Van Doren, originalmente chamado de “Jazz Stripe”, se tornou um dos ícones da marca Vans.
O tênis Vans #98 é também apresentado e com a ajuda de muitos skatistas e atletas de BMX, o Vans Slip-On virou uma febre no sul da Califórnia e vai se tornar o maior ícone da Vans para as gerações futuras.
NO FINAL DOS ANOS 1970, A VANS POSSUÍA MAIS DE 70 LOJAS POR TODA A CALIFÓRNIA E ERA DISTRIBUÍDA NOS EUA E NO MUNDO.
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