Publicidade:


Publicidade:

Uma reflexão sobre o Dia da Terra

Em 22 de abril comemoramos o Dia da Terra em um momento em que a saúde do planeta merece nossa atenção.

A natureza está sofrendo. Oceanos se enchendo de plástico e ficando mais ácidos. Incêndios florestais e inundações, bem como uma temporada recorde de furacões no Atlântico que afetaram a vida de milhões de pessoas. Agora enfrentamos a COVID-19 , uma pandemia mundial de saúde.

Mudanças climáticas, mudanças na natureza provocadas pelo homem, bem como crimes que afetam a biodiversidade, como desmatamento, mudança no uso da terra, agricultura e pecuária intensificada ou o crescente comércio ilegal de animais selvagens, podem aumentar o contato e a transmissão de doenças infecciosas de animais para humanos (doenças zoonóticas), como foi o caso do novo coronavírus.

+ ‘Lost Track Atlantic’, um filme sobre surf trip que vale a viagem

+ Avassalador, Gabriel Medina é campeão em Narrabeen

Os ecossistemas sustentam toda a vida na Terra. Portanto, quanto mais saudáveis ​​forem nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta – e seu povo. Restaurar aqueles que foram danificados ajudará a acabar com a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir a extinção em massa.

É importante lembrar que mais do que nunca, neste Dia Internacional da Terra, precisamos lutar por uma economia mais sustentável, que funcione para as pessoas e para o planeta.

Apesar dos esforços contínuos, a biodiversidade está se deteriorando em todo o mundo a taxas sem precedentes na história da humanidade. Estima-se que cerca de um milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção.

Devemos celebrar o Dia da Terra, porém, que esta data também nos motive e cobrar de nossos governantes mais compromisso com a saúde de nosso planeta, pois essa é a nossa saúde também.

* Texto adaptado do discurso de António Guterres, Secretário-Geral da ONU.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Abertura do Rottnest Search 2021...

Depois de três eventos repletos de ação na Austrália, os melhores surfistas do mundo...

Ressaca em Copacabana! Onda rara...

A melhor época de ondas do Rio de Janeiro chegou com força e no...

Baleia Jubarte de 30 T...

As baleias Jubarte estão entre as maiores baleias que existem chegando aos 15 metros...

“Impossível organizar Jogos Olímpicos seguros,”...

Em uma mensagem ao governo, um sindicato de médicos do Japão diz que nesse...