Autoridades mexicanas investigam qual espécie animal atacou dois turistas canadenses que nadavam na praia de Zihuatanejo, em Ixtapa, México, região que também é muito frequentada por surfistas pela qualidade das ondas.
De acordo com o relatório do Centro de Atendimento a Emergências da Secretaria de Gestão Integral de Riscos e Proteção Civil na região da Costa Grande, o incidente ocorreu pouco depois das 9h, horário local (15h, GMT), da última quinta-feira (14), na área da praia do hotel Club Med, localizado na segunda seção hoteleira de Ixtapa, Zihuatanejo.
“Estamos atendendo a um homem que teve uma perna amputada devido a uma mordida, fornecendo os primeiros socorros”, diz o relatório sobre o incidente. No entanto, apesar da assistência médica, o homem morreu devido à gravidade dos ferimentos em uma de suas pernas. Ele foi identificado como Joseph Bynens, de 76 anos.
+ Oito surfistas da América do Sul competem no Mundial Junior da WSL
O prefeito, Jorge Sánchez Alec, informou que, no mesmo incidente, uma mulher que acompanha Bynens também ficou ferida, mas está estável, segundo os últimos relatórios médicos.
Sánchez afirmou à imprensa local que biólogos marinhos indicaram uma alta probabilidade de que o ataque tenha sido causado por um tubarão ou um crocodilo e esclareceu que está sendo realizado uma análise bacteriológico para determinar o ocorrido, o que será informado na sexta-feira.
Após o ataque, foi iniciada uma operação com trabalhadores da Proteção Civil e da Secretaria de Marinha para localizar e capturar o animal responsável.
Recentemente, a presença de um crocodilo alertou turistas na praia El Palma de Ixtapa, sem causar maiores problemas. Contudo, a presença de tubarões em águas da região é comum. Em anos anteriores, também foram observados exemplares na praia La Ropa de Zihuatanejo, onde há também um estuário de menores dimensões.
Além disso, foram registrados ataques de tubarões em praias da Costa Grande: em 2019, um turista americano foi vítima de um ataque em Troncones, município de La Unión, adjacente a Zihuatanejo.
Antes disso, em 2008, uma série de ataques foi registrada entre La Unión e Ixtapa, resultando em dois mortos, um turista e um morador local, além de um ferido e um desaparecido.
Por conta do ataque, as praias de Ixtapa permanecerão fechadas nos próximos dias.
Fonte: aristeguinoticias.com