25 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024
25 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024

Oito surfistas da América do Sul competem no Mundial Junior da WSL

A World Surf League anunciou a lista dos 10 convidados e 10 convidadas para competir no SAMBAZON World Junior Championships, junto com os 14 e as 14 surfistas que se classificaram pelos rankings dos 7 escritórios regionais da World Surf League. Quatro surfistas da América do Sul receberam convites da WSL e o continente terá então oito concorrentes aos principais títulos mundiais das categorias de base do esporte. O campeão e a campeã de 2023 serão decididos nas ondas de Oceanside Pier, em San Diego, de 9 a 14 de janeiro na Califórnia, Estados Unidos.

Os campeões sul-americanos desta categoria Junior Sub-20 em 2023, Ryan Kainalo e Isabelle Nalu, bem como os vice-campeões, Heitor Mueller e a peruana Kalea Gervasi, já estavam confirmados pelo ranking da WSL South America. E os quatro convites da WSL para surfistas da América do Sul, foram para Leo Casal, Laura Raupp, Sophia Medina e a tetracampeã sul-americana, Sol Aguirre, do Peru. Os três brasileiros vão tentar aumentar para 10 o recorde de títulos verde-amarelos na categoria, enquanto as três brasileiras e as duas peruanas vão buscar um inédito troféu de campeã Junior na WSL para a América do Sul.

+ John John Florence e Moana Jones Wong vencem o Vans Pipe Masters 2023

SAMBAZON World Junior Championships  será disputado por 24 surfistas na competição masculina e 24 na feminina. O atual campeão mundial, Jarvis Earle, da Austrália, não se classificou pelo ranking regional, mas também ganhou convite da WSL para tentar o bicampeonato em San Diego. Apenas três surfistas conseguiram dois títulos nas 22 edições do Mundial Junior da WSL, realizadas desde 1998, Joel Parkinson em 1999 e 2001, o cearense Pablo Paulino em 2004 e 2007 e outro australiano, Jack Freestone, em 2010 e 2012.

A campeã sul-americana Isabelle Nalu vai disputar seu primeiro Mundial Junior. Foto: @WSL / Daniel Smorigo

RECORDE BRASILEIRO – Os outros sete surfistas que estabeleceram o recorde de 9 títulos mundiais do Brasil, foram o carioca Pedro Henrique na última edição disputada no Havaí em 2000, os paulistas Adriano de Souza em 2003, Caio Ibelli em 2011 e Gabriel Medina em 2013, o carioca Lucas Silveira em 2015 e os catarinenses Mateus Herdy em 2018 e Lucas Vicente em 2019. O título feminino só começou a ser disputado em 2005 e as australianas ganharam 7 das 16 edições, mas ninguém conseguiu ser bicampeã ainda. E uma nova surfista será incluída na lista esse ano, pois nenhuma campeã está entre as 24 desafiantes ao título de 2023.

A campeã sul-americana, Isabelle Nalu, terá sua primeira chance com apenas 16 anos de idade, mas uma das principais concorrentes é a californiana Alyssa Spencer, que se classificou para a elite do World Surf League Championship Tour de 2024 pelo Challenger Series esse ano. Ela foi uma das três norte-americanas convidadas pela WSL para o  World Junior Championships. As vitórias nas ondas de San Diego também garantem participação em todas as etapas do Challenger Series em 2024. Ou seja, o campeão e a campeã mundial já terão a oportunidade de entrar direto na disputa por vagas para o WSL Championship Tour de 2025.

14 CLASSIFICADAS PELOS ESCRITÓRIOS REGIONAIS DA WSL:

SOUTH AMERICA – Isabelle Nalu (BRA) e Kalea Gervasi (PER)
NORTH AMERICA – Sawyer Lindblad (EUA) e Talia Swindal (EUA)
HAWAII/TAHITI – Nora Liotta (HAV) e Erin Brooks (CAN)
AUSTRALIA – Sierra Kerr (AUS) e Keira Buckpitt (AUS)
EUROPE – Annette Gonzalez Etxabarri (ESP) e Janire Gonzalez Etxabarri (ESP)
AFRICA – Louis Lepront (AFR) e Anastasia Venter (AFR)
ASIA – Kana Nakashio (JPN) e Cocona Kawase (JPN)

10 CONVIDADAS PELA WORLD SURF LEAGUE:

Sol Aguirre (PER)
Laura Raupp (BRA)
Sophia Medina (BRA)
Alyssa Spencer (EUA)
Bella Kenworthy (EUA)
Zoe Benedetto (EUA)
Ellie Harrison (AUS)
Zahli Kelly (AUS)
Sky Brown (ING)
Nanaho Tsuzuki (JPN)

14 CLASSIFICADOS PELOS ESCRITÓRIOS REGIONAIS DA WSL:

SOUTH AMERICA – Ryan Kainalo (BRA) e Heitor Mueller (BRA)
NORTH AMERICA – Reed Platenius (CAN) e Levi Slawson (EUA)
HAWAII/TAHITI – Shion Crawford (HAV) e Jackson Bunch (HAV)
AUSTRALIA – Harley Walters (AUS) e Luke Brumby (AUS)
EUROPE – Sam Piter (FRA) e Elay Bochan (ISR)
AFRICA – Mitch Du Preez (AFR) e Luc Le Pront (AFR)
ASIA – Monnojo Yahagi (JPN) e Yuma Nagasawa (JPN)

10 CONVIDADOS PELA WORLD SURF LEAGUE:

Leo Casal (BRA)
Jarvis Earle (AUS)
Joel Vaughan (AUS)
Marlon Harrison (AUS)
Jett Schilling (EUA)
Taj Lindblad (EUA)
Brodi Sale (HAV)
Adur Amatriain (ESP)
Luke Thompson (AFR)
Tenshi Iwami (JPN)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias