27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024
27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024

Tubarão-mako aparece em praia de Barra do Sul (SC)

Um tubarão-mako, também conhecido como “anequim”, foi visto em Balneário Barra do Sul, litoral norte de Santa Catarina.

O animal encalhou na areia da praia no último domingo (11) e foi filmado pessoas que estavam no local na hora do ocorrido.

Ouvida pela reportagem do ND+ de Santa Catarina, a Eloísa Giareta, pesquisadora do Rebimar (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), confirmou tratar-se de um tubarão da espécie Isurus oxyrinchu, conhecido popularmente como tubarão-mako ou como anequim, um dos mais rápidos do mundo.

Veja também 

Silvana Lima e Lucas Silveira vencem o CBSurf Floripa Pro 

Pan-American Soul 2022: Tensão em dose dupla

“Esse novo formato é nada a ver”, diz Medina sobre WSL Finals

Ele alcança cerca de 70 km/h, se alimenta de peixes, lulas e cetáceos e é da mesma família do tubarão branco. É também uma das espécies oceânicas mais ameaçadas em todo o mundo pelo grande interesse comercial.

Filhotes e juvenis de tubarão-mako são capturados pelas pescarias recreacionais nas áreas mais costeiras e adultos são capturados pela pesca industrial”, explica Hugo Bornatowski, também pesquisador do Rebimar.

Em um vídeo publicado na internet, um dos moradores que passava pelo local narra o tubarão se debatendo na areia. “Olha a boca do bicho, ele é azul”, conta. Veja o registro:

A veterinária Veronica Takatsuka Manoel, do AquaRio, explica que a espécie ocorre naturalmente na região, mas não costuma aparecer encalhado dessa forma.

Para saber o motivo do encalhe precisaria ser feita a inspeção do animal para identificar alguma marca de interação com a pesca, tentativa de predação por outros animais ou alguma intoxicação”, destaca.

Projeto de Monitoramento de Praias PMP-BS/Univille, que resgata animais marinhos na região, não foi acionado para a ocorrência. Apesar disso, o tubarão-mako teria conseguido voltar para o mar.

Fonte: ND+

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias