29 C
Papeete
sexta-feira, 14 junho, 2024
29 C
Papeete
sexta-feira, 14 junho, 2024

Tubarão com boca “gigante” é tão veloz quanto tubarão branco, descobrem cientistas

Até muito recentemente, acreditava-se que o tubarão-frade (também chamado de tubarão-elefante ou tubarão-peregrino) era um nadador lento. Eles são a segunda maior espécie de peixe no mundo – menores apenas que o tubarão-baleia – e podem chegar a dez metros de comprimento. Praticamente todas as imagens do enorme animal, com suas gigantescas mandíbulas abertas, indicavam uma criatura lenta e pacífica – conforme mostra o vídeo abaixo.

Entretanto, um grupo de pesquisadores baseados na Irlanda e na Escócia descobriu que estes tubarões podem nadar tão rápido e saltar tão alto quando o maior predador da espécie, o tubarão branco. As informações são do jornal da Universidade Trinity, de Dublin

Veja também: Comissão Internacional libera caça de até mil baleias para fins científicos

Em um estudo publicado no final do mês de setembro na revista internacional Biology Letters, os pesquisadores usaram informações de análises em vídeo para calcular a velocidade vertical de cada uma das espécies no momento em que elas chegam à superfície antes de um salto. Para surpresa de todos, a velocidade dos dois era semelhante.

Apesar de seu porte enorme, ele consegue nadar a uma velocidade superior a 18 quilômetros por hora – o dobro da velocidade atingida por um nadador olímpico na prova mais rápida, 50m rasos.

E, a despeito de seu aspecto, alimenta-se quase exclusivamente de planctons, e não oferece qualquer perigo a seres humanos. Ou seja: se você estiver surfando ou nadando e de repente vir uma boca imensa como esta… O máximo que você vai sofrer é o susto mesmo.

Texto: redação HC
Imagens: reprodução/Youtube

 

 

 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias