26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024
26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024

Três praias de Florianópolis terão sua faixa de areia alargada

Após imagens de Balneário Camboriú ganharem destaque em todo Brasil, por conta das obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central, a prefeitura de Florianópolis confirmou que três praias da cidade terão sua faixa de areia ampliada para a temporada 2022/23.

As praias que terão alargamento de sua faixa de areia são: Ingleses, Jurerê e Armação. As duas primeiras ao norte da ilha e a terceira ao sul.

Segundo reportagem de NSC Total, no caso dos Ingleses e de Jurerê, o alargamento da faixa de areia será de 45 metros.

No caso da praia da Armação o processo será outro. Haverá também o desassoreamento do Rio Sangradouro e a construção de um molhe (similar a uma barreira de pedras tal como foi feito na Barra da Lagoa), onde as ondas baterão e haverá o alargamento da faixa de areia de forma natural com o passar dos anos.

Leia também:

+ 4 brasileiros na inédita final do CT da WSL; entenda o formato

+ Bells Beach registra o maior swell dos últimos 50 anos

+ Inglaterra declara guerra a bodyboards fabricados na China

O executivo municipal acredita que os projetos enviados ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) poderão ser acompanhados dos estudos ambientais simplificados, pois os engordamentos envolvem menos de 500 mil metros cúbicos em cada praia e, portanto, não precisarão de Estudo de Impactos Ambientais, o EIA/Rima para que o órgão conceda a Licença Ambiental Prévia (LAP), o que estima-se que aconteça em maio de 2022.

No entanto, a LAP precisará ser encaminhada à Capitania dos Portos e ao Serviço de Patrimônio da União (SPU).

Depois disso, a prefeitura poderá lançar as licitações correspondentes às contratações das empresas que vão executar as obras e, durante o prazo do processo licitatório, fará as condicionantes ambientais para buscar junto ao IMA a Licença Ambiental de Instalação (LAI).

Somente após o recebimento da LAI é que a Prefeitura terá condições de dar as ordens de serviços para início das obras. Mas, como no período entre 1º de maio e 31 de julho acontece a safra da tainha, a probabilidade é que as obras comecem somente em agosto de 2022 e sejam concluídas no início de dezembro, antes da alta temporada.

Vale ressaltar que em 2019, a prefeitura de Florianópolis realizou o alargamento da faixa de areia em Canasvieiras.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias