26 C
Papeete
sábado, 18 maio, 2024
26 C
Papeete
sábado, 18 maio, 2024

Títulos do LayBack Pro Prainha serão decididos neste sábado no Rio de Janeiro

O LayBack Pro Prainha será encerrado neste sábado, devido a previsão de ondas melhores do que no domingo na paradisíaca Prainha do Rio de Janeiro. Na sexta-feira, apenas as mulheres competiram, disputando duas fases que definiram as semifinais da categoria feminina. A primeira bateria será entre Sophia Medina e Laura Raupp e na segunda estão Tainá Hinckel e Naire Marquez. Já as quartas de final masculinas, foram adiadas para abrir o sábado, às 9h00.

Leia mais:

+ Cenas fortes: Tubarão mata jovem no Egito e pai presencia ataque

+ Ricardo Toledo questiona Kelly Slater: “Subjetividade tem limites”

+ Surfe com golfinhos: 6 destinos para viver essa experiência

A bateria que vai abrir o último dia, é um duelo paulista entre Kaue Germano e Weslley Dantas, recordista absoluto de nota e pontos desta segunda edição do LayBack Pro Prainha, a única etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) na capital do Rio de Janeiro. A segunda quarta de final será entre o carioca Leandro Bastos e o catarinense Patrick Plachi. Na terceira estão o paraibano Samuel Igo e outro catarinense, Heitor Mueller. E a última vaga para as semifinais será disputada pelo cearense Cauã Costa e o carioca Pedro Neves.

As quartas de final femininas fecharam a sexta-feira, que foi mais um lindo dia de Sol, céu azul e boas ondas na Prainha. Apesar de mais baixas e com maior intervalo entre as séries, do que nos dois primeiros dias, ainda entravam direitas e esquerdas com boa formação para fazer várias manobras. A prova disso foi que novos recordes foram registrados por Tainá Hinckel e Sophia Medina, na competição feminina do LayBack Pro Prainha apresentado por Corona.

Sophia Medina conseguiu a maior nota do campeonato para vencer sua bateria (Crédito da Foto: Luiz Blanco / LayBack Pro)

A irmã do tricampeão mundial, Gabriel Medina, venceu a primeira quarta de final com a maior nota do campeonato, 8,33. E Tainá fez o maior somatório feminino na última bateria do dia. Era uma reedição da semifinal do QS de Saquarema, entre as catarinenses Isabelle Nalu e Tainá, que foi a campeã nas ondas de Itaúna. Na Prainha, o resultado se repetiu, mas Isabelle largou na frente, com notas 5,50 e 4,17. Tainá assumiu a dianteira com o 7,33 recebido numa esquerda detonada por um rasgadão de backside e uma batida vertical na junção.

Se ela passasse para as semifinais, já garantiria a manutenção da primeira posição no ranking regional de 2023/2024 da WSL South America, que vai classificar três mulheres e sete homens para o Challenger Series, o circuito de acesso para o World Surf League Championship Tour. Tainá logo pegou outra esquerda boa para fazer três manobras que valeram 5,87, que depois trocou por 5,93. Com essa nota, Isabelle Nalu ficou precisando de 7,76 para vencer e o máximo que conseguiu foi 6,40. Tainá Hinckel ainda surfou outra onda boa, somando 6,77 no maior placar feminino do LayBack Pro 2023, 14,00 pontos.

Tainá Hinckel mostrou a potência do seu frontside e backside nas ondas da Prainha (Crédito da Foto: Luiz Blanco / LayBack Pro)

A vitória de Tainá Hinckel no Saquarema Surf Festival foi numa final contra Sophia Medina, que também permanece em segundo lugar no ranking liderado pela catarinense. Assim como Tainá, Sophia ganhou as duas baterias que disputou na sexta-feira, mas a segunda foi só nos minutos finais. A catarinense Kiany Hyakutake liderou todo o confronto com a nota 7,00 da sua melhor onda. Mas, Sophia Medina achou uma direita boa, para mandar quatro batidas e rasgadas muito fortes, que arrancaram 8,33 dos juízes. Foi a maior nota da categoria feminina no LayBack Pro Prainha deste ano.

Sophia Medina com seu pai e mãe, Charles e Simone, na Prainha (Crédito da Foto: Luiz Blanco / LayBack Pro)

A adversária de Sophia Medina será a catarinense Laura Raupp, que derrotou a última surfista do Rio de Janeiro, Paloma Olivero, de Buzios. Laura já coleciona duas vitórias em etapas do Qualifying Series esse ano, conquistando o bicampeonato consecutivo no QS do Peru em Punta Rocas e ganhando o último evento antes do LayBack Pro Prainha, o Circuito Banco do Brasil de Surfe em Garopaba (SC). Laura Raupp ocupa a quarta posição no ranking regional da WSL South America e tira o terceiro lugar da argentina Vera Jarisz, se vencer o campeonato na Prainha.

Laura Raupp nas semifinais de etapas do QS pela terceira vez esse ano (Crédito da Foto: Luiz Blanco / LayBack Pro)

O único resultado que pode ser considerado como uma surpresa, foi a vitória da paulista Naire Marquez sobre a cearense Larissa dos Santos, que já tem um título de campeã brasileira no currículo e mora no Recreio dos Bandeirantes, bairro onde fica localizado o Parque Natural Ecológico da Prainha. Larissa liderou praticamente toda a bateria, mas Naire achou uma boa onda no final para mostrar o seu surfe e virar o resultado, para 10,96 a 10,43 pontos.

Layback Pro será definido no sábado
Naire Marquez derrotou uma campeã brasileira nas quartas de final (Crédito da Foto: Luiz Blanco / LayBack Pro)

ATRAÇÕES EXTRAS – A sexta-feira foi mais um dia com várias atrações extras para o público que foi a praia assistir de perto o LayBack Pro Prainha apresentado por Corona. Além do boulevard do “Local Market”, com 12 estandes de marcas locais de pranchas, skates e roupas, apresentando e comercializando seus produtos, a mini-ramp de skate também instalada no estacionamento da Prainha, funcionou o dia todo. Já as atividades de Jiu-Jitsu e Yoga, aconteceram dentro do Parque Municipal Ecológico da Prainha.

Na sexta-feira, a programação começou às 8h00 com aula funcional EPJJ com Junior Montenegro, às 10h00 teve Jiu-Jitsu com Sergio Bolão e as 14h00 com Marco Braga. No sábado, o dia começa com Superioga e Esporterapia às 8h00 com Daniel Farias, Jiu-Jitsu com Everaldo Penco e Junior Montenegro às 10h00 e as 14h00 com Mestre Honório. E no domingo, tem Yoga com Caroline Laure às 8h00 e Jiu-Jitsu com Sandro Marins as 14h00.

Layback Pro será definido no sábado
A paradisíaca e preservada Prainha palco do LayBack Pro no Rio de Janeiro (Crédito da Foto: Luiz Blanco / LayBack Pro)

PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO NO LAYBACK PRO PRAINHA:

09h00: QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com 500 pontos:
1.a: Weslley Dantas (BRA) x Kaue Germano (BRA)
2.a: Patrick Plachi (BRA) x Leandro Bastos (BRA)
3.a: Samuel Igo (BRA) x Heitor Mueller (BRA)
4.a: Pedro Neves (BRA) x Cauã Costa (BRA)

11h00: SEMIFINAIS FEMININAS – 3.o lugar com 650 pontos:
1.a: Sophia Medina (BRA) x Laura Raupp (BRA)
2.a: Tainá Hinckel (BRA) x Naire Marquez (BRA)

12h00: SEMIFINAIS MASCULINAS
13h00: GRANDE FINAL FEMININA
13h35: GRANDE FINAL MASCULINA
14h15: CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO NO PÓDIO

RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NA PRAINHA DO RIO DE JANEIRO:

QUARTAS DE FINAL FEMININAS – 5.o lugar com 500 pontos:
1.a: Sophia Medina (BRA) 12,50 x 11,60 Kiany Hyakutake (BRA)
2.a: Laura Raupp (BRA) 13,00 x 11,77 Paloma Olivero (BRA)
3.a: Naire Marquez (BRA) 10,96 x 10,43 Larissa dos Santos (BRA)
4.a: Tainá Hinckel (BRA) 14,00 x 11,90 Isabelle Nalu (BRA)

SEGUNDA FASE – 3.a=9.o lugar (350 pts) e 4.a=13.o lugar (295 pts):
1.a: 1-Sophia Medina (BRA), 2-Paloma Olivero (BRA), 3-Catalina Mercere (ARG), 4-Vera Jarisz (ARG)
2.a: 1-Laura Raupp (BRA), 2-Kiany Hyakutake (BRA), 3-Yasmin Dias (BRA), 4-Julia Duarte (BRA)
3.a: 1-Larissa dos Santos (BRA), 2-Isabelle Nalu (BRA), 3-Yanca Costa (BRA), 4-Pamella Mel (BRA)
4.a: 1-Tainá Hinckel (BRA), 2-Naire Marquez (BRA), 3-Mariana Areno (BRA), 4-Karol Ribeiro (BRA)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias