25 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024
25 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024

Tiririca recebe nova edição do Surf Delas Itacaré Festival

Em homenagem ao mês das mulheres, a Praia da Tiririca, Itacaré (BA) receberá, nos dias 30 e 31 de março, mais uma etapa do Surf Delas Itacaré Festival, evento criado com a proposta de democratizar, incentivar e dar visibilidade ao surf feminino.

O domingo (31) será inteiramente dedicado à elas, com as categorias Grommet (meninas até 12 anos), Surf Open com surfistas de todas as idades, Bodyboard e Longboard. Além das atividades dentro da água, as meninas ainda participarão de rodas de conversa, feirinha de empreendedoras e outras atividades culturais.

No sábado acontecem as baterias do bodyboard masculino, handsurf e bodysurf, modalidades recém-chegadas à Federação Baiana de Surf, que disputam o ranking pelo segundo ano. Com o nome de “Eles apoiam o Surf Delas”, o objetivo é estender e ampliar o debate pela causa.

Surf Delas
Manuelle e Julieta Montero, filha e mãe, disputando juntas as baterias do longboard. Foto: Fabriciano Junior

Com participantes de várias cidades da Bahia, o evento deverá receber em média 60 atletas. As inscrições já estão abertas aos atletas filiados da FBSurf e as meninas têm desconto de 50% na inscrição de uma segunda modalidade.

Em todas as categorias, serão premiados os quatro primeiros lugares com troféu, medalhas, pranchas e kits de marcas parceiras. O circuito valerá para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta e o Faz Atleta.

Vagas sociais 

Uma das novidades desta etapa são as vagas sociais oferecidas pela Federação Baiana de Surf. A partir desta etapa, a entidade vai ceder filiação e inscrição para um atleta local de cada categoria com o objetivo de estimular a participação de atletas que não têm condições financeiras de participar de um campeonato.

+ Surfistas 50 + em Santos ganham força com aulas na Escola Radical de Surf

As vagas serão destinadas às associações locais filiadas à FBSurf, que deverão selecionar os atletas carentes de sua região para ter a oportunidade de participar de uma competição de surf – muitos deles, pela primeira vez.

Surf feminino

Surf Delas
Catarina Lorenzo, atual campeã baiana da categoria Surf Feminino. Foto Rodrigo Calzone

Durante um encontro entre os representantes de todas as federações estaduais de surf no último final de semana, em Paracuru (CE), o presidente Marcelo Barros (FBSurf) esteve com Brigitte Mayer, vice-presidente da CBSurf.

Primeira brasileira surfista profissional no país, ícone do esporte no Brasil, Brigitte Mayer foi a primeira brasileira a disputar um circuito mundial de surf, no ano de 1990. Em conversa com Marcelo, ela demonstrou total apoio ao Surf Delas e mandou um recado através de vídeo, postado nas redes sociais da entidade, convidando as surfistas baianas para engrandecer o evento nesta grande confraternização das meninas do mar.

Surf Delas
Ana Paula da Silva. Foto: Newton Filho / @newton411vm

O Surf Delas Itacaré Festival está sendo realizado pela FBSurf em parceria com a ASI (Associação de Surf de Itacaré), a ABBI (Associação de Bodyboard de Itacaré), Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Esporte e Juventude de Itacaré e Câmara de Vereadores de Itacaré, além dos parceiros SUDESB, Connect Telecom, Aloha CNC, Genesis Bodyboard, Além da Praia, farol Surf, Tellina, Pense Caraíva e OwBi Biquinis.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias