Thiago Camarão é o recordista da abertura do Copa Tubos, QS de 3 mil pontos em Punta Hermosa, Peru. Time de grommets do Brasil também manda bem
Por Redação HC
A guerra do QS continua e o pelotão brasileiro seguiu em peso em uma viagem transpacífica da Austrália para o Peru. Uma diferença entre o Copa Tubos, QS de 3 mil pontos que começou nesta quarta (27) em Punta Hermosa, para as etapas de Newcastle e Sydney é que na América do Sul há ondas de fato — boas e constantes esquerdas de até quatro pés no pico de Señoritas. Outra diferença é que este campeonato oferece metade dos pontos que aqueles. A semelhança até agora é a presença e a boa atuação dos brasileiros
O melhor do dia de abertura foi Thiago Camarão, que apesar de não voltar com um resulto muito expressivo também se destacou em diversos dias nas marolas australianas.
Veja também: Entrevista com Jadson André: Trabalho e respiração
Weslley Dantas também avançou com boas atuações, mostrando versatilidade em ondas menores alguns meses depois de impressionar na temporada havaiana. O ubatubense recuperou-se há pouco tempo de uma lesão sofrida em um mar pesado em Sunset, mas aparenta já estar surfando com tranquilidade.
Vale um destaque também para a boa participação de novas e novíssimas gerações do surf brasileiros. Samuel Pupo e Wallace Vasco fizeram uma das dobradinhas de grommets. A outra foi formada por Luan Wood e Ryan Kainalo, que correu também o QS de Noronha, em fevereiro, e vem acumulando uma incrível experiência competitiva com apenas 13 anos de idade. Kaue Germano, paulista também recém-saído das categorias de base, foi outro que avançou à segunda rodada.
Luciano Brulher, Luan Carvalho, Deyvson Santos, Dunga Neto e Flavio Nakagima também passaram pela primeira fase. Naka foi eliminado já na manhã desta quinta (28).
O segundo dia do campeonato já está rolando! E você pode ver ao vivo aqui.