Fundada em julho de 2021 pela carioca Tess Chuairi, Tessalt Suit é uma marca de vestuário com a missão de ajudar na preservação do planeta.
Formada em Design de Moda e com passagens por empresas como Farm e Kora Swim, Tess decidiu empreender e criou sua marca de roupas de surf dentro de um conceito eco-friendly, à base de planta.
As roupas são confeccionadas no Brasil, em Santa Catarina, e os tecidos, de neoprene à base de planta, são importados da Itália. Os vestuários custam entre R$780 a R$880. Além do e-commerce, com entrega em todo o Brasil, a marca conta com dois pontos de venda, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Tessalt é totalmente focada ao life style carioca raiz, amantes da natureza, interessados na preservação do planeta, praticantes de esporte e atletas profissionais. “Nossa visão é focada no futuro, sempre pensando no essencialíssimo, o que se reflete em nossos produtos”, explica Tess.
O grande diferencial da Tessalt Suit é a matéria prima. “Atualmente, no Brasil não temos nenhuma marca de Surf feita de neoprene à base de planta. Somos pioneiros”, conta Tess. A Tessalt é uma marca independente com determinação de criar produtos para meios funcionais ligados ao esporte.
Veja também:
+ Um compilado dos maiores e mais tensos wipeouts em Jaws (vídeo)
+ Italo Ferreira se destaca em mar clássico no Supertubos (vídeo)
+ Imagens épicas mostram como Kelly Slater surfava com apenas 13 anos de idade
Tess explica, ainda, que o fato da roupa ser feita à base de planta não interfere na durabilidade. “Se a pessoa souber usar, lavar com água, deixar secar e tiver esse cuidado, a roupa vai durar. Isso vale para qualquer tecido”, comenta.
A inquietação de Tess por criar uma marca sustentável surgiu após uma viagem à Nova Zelândia, em 2017. “Eles lá têm uma visão muito consciente em relação ao meio ambiente. Isso me encantou e plantou em mim a vontade de fazer a diferença no nosso planeta. Essa foi a forma que eu encontrei: criar uma marca de Surf sustentável”, relembra.
Descartada em aterro sanitário ela se decompõe muito mais rápido que uma roupa de neoprene feita à base de petróleo, por exemplo. Enquanto uma se decompõe, em média, por dez anos, as roupas da Tessalt levam entre quatro e cinco anos para se decompor. “Elas têm um tempo menor após serem descartadas nos aterros”, comenta.
A Tessalt tem como objetivo diminuir a poluição de matérias primas tóxicas ao meio ambiente através da criação de produtos para gerar menos impacto ambiental. “Queremos inspirar os clientes a serem as melhores versões de si mesmos, confortáveis com suas características únicas e sempre optando pelo consumo consciente”, finaliza Tess.