23 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024
23 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024

Surfistas salvam tartaruga no Rio de Janeiro

Dois surfistas salvaram uma tartaruga na praia de São Conrado, zona sul carioca, na terça-feira, 26/7. O resgate foi feito por Eric Poseidon e Marcos Bambam Nascimento, que encontraram o animal sem respirar. Para a dupla, o animal pode ter se engasgado com lixo.

LEIA: Remadores de stand up paddle salvam tartaruga de lixo plástico

“Ela está doente, não está respirando. A bichinha tá viva, aqui ela querendo respirar”, diz Eric no vídeo abaixo. Eles conseguiram colocar a tartaruga na prancha para tentar identificar o que estava acontecendo, mas não encontraram nada na boca do animal.

Ao site metropoles.com, Eric disse que quando avistou o casco, achou que a tartaruga estivesse morta: “quando cheguei perto dela, estava com olhos fechados, mas assim que eu coloquei a mão, ela esguichou a cabeça e abriu a boca. Coloquei-a na prancha e levei-a para a areia para tentar ajudar de alguma forma”, disse o surfista.

LEIA: Praias vazias na Tailândia se torna ninho de tartarugas raras

Os registros foram feitos com uma câmera GoPro, que Eric costuma a levar quando vai surfar. Eric, Marcos e Marcelo de Farias, que fez as fotos, fazem parte do grupo Salvemos São Conrado.

“A parte do pescoço inchava, como se tivesse algo engasgando ela. Abri a boca dela para ver se tinha alguma coisa, quase arrancou meu dedo, não queria abrir de jeito nenhum, mas vimos que ela já tinha engolido, não tinha como tirar. Ajudamos ela engolir para conseguir respirar melhor e a deixamos descansar”, contou o surfista.

O resgate durou cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, eles voltaram com o animal para a água e conseguiram mergulhar com a tartaruga até o fundo do mar. “Espero que ela viva 100 anos”, disse Eric.

Para Marcos Bambam, a melhor parte foi não ter encontrado ela na areia nesta quarta-feira, 27/7: “O bom disso é que não encontramos ela hoje. Se a tartaruga estivesse doente mesmo, iria aparecer morta na praia. Se não encontramos, é porque ela está viva”, comemorou o surfista.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias