Surfistas da praia de Imbituba, no litoral de Santa Catarina, criaram uma petição online direcionada ao prefeito Rosenvaldo da Silva Junior, para que possam praticar o surfe durante as medidas tomadas pelo governo do município por conta da pandemia do coronavírus.
Quem assina o documento é o médico do esporte e surfista Flávio Formigoni. No documento, o médico assinalou:
“Assim como os esportes individuais devem ser mantidos, desde que praticados sem aglomerações, o surf deve ser permitido. Para chegar a tal conclusão, é necessário conhecer 2 aspectos inerentes ao assunto, ser surfista e ser médico. Como médicos, sabemos que os vírus podem ser transmitidos por gotículas ou aerossóis respiratórios que atingem no máximo 2,5 metros, segundo os colegas infectologistas. A distância de segurança recomendado no caso do Covid-19 é 2 metros segundo a OMS. Em corridas de rua esta distância frequentemente é menor em grupos de corrida, o que deve ser observado. Já no surf existe um “código de conduta “em que a distância mínima de “respeito” é de 3 metros aproximadamente.”
Formigoni também pontou que os surfistas devem chegar na praia sozinhos, sem família na areia e sem confraternização pós-surf na areia.
Clique aqui e confira a petição.