27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024
27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024

Surf Doc: A lesão de Miguel Pupo é grave?

Fala, galera, Doc no outside!

Como conversamos no nosso último bate papo, as lesões no surf mudaram muito. Antigamente viamos lesões no ombro e na coluna. Quem nunca sentiu aquela dor na lombar depois de um mar clássico! Hoje as lesões são um pouco piores e em locais diferentes, como joelho e tornozelo, principalmente no alto rendimento. Em Pipeline, tivemos Jadson André afastado por uma lesão no joelho. Dessa vez, infelizmente, Miguel Pupo sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo.

O atleta saiu da sua bateria carregado e foi levado diretamente para área médica do Meo Pro Portugal.

+ A respiração revolucionará sua vida. Entenda e pratique 

O tornozelo é constituido pela região lateral e medial, onde há alguns ligamentos importantes da articulação. O principal complexo ligamentar do tornozelo fica na região medial (lado de dentro do tornozelo) e se chama Deltóide. Ele é o principal responsável pela estabilidade do tornozelo. O complexo ligamentar é formado por fibras superficiais e profundas que geram força para segurar o tornozelo no lugar.

Já do lado de fora (parte lateral) do tornozelo temos três principais ligamentos que auxiliam na estabilidade. Constituído pelos ligamentos fibulotalar anterior e posterior e pelo ligamento fibulocalcâneo.

Os entorses do tornozelo podem ser classificados em 3 graus:

– Grau I – Distensão do ligamento. O ligamento é tracionado, mas não tem ruptura. Consegue pisar sem dor.

– Grau II – Lesão parcial. Apenas algumas fibras do ligamento se romperam. Pisa com bastante dor, geralmente mancando.

– Grau III – Lesão total. Todas as fibras foram rompidas. O surfista não consegue pisar no chão.

Nos preocupamos um pouco menos quando a lesão é do lado lateral do tornozelo, mesmo que uma lesão completa. Já do lado medial o negócio é um pouco mais complexo. Por ter um ligamento importante, a lesão medial pode gerar instabilidade do tornozelo e deixar o tornozelo sem funcionalidade e pode necessitar de cirurgia.

Miguel Pupo apresentou uma lesão do ligamento tibiofibular anterior, uma lesão alta do tornozelo, uma lesão incomum. Geralmente ocorrem numa rotação violenta do pé, provavelmente ocorrida na manobra.

O tratamento fisioterápico deve ser iminente.

Notícias boas para o atleta que já está em tratamento e provavelmente irá retornar para a perna Australiana.

Resumo do doc: Torceu o tornozelo, sai do mar, não force uma situação que pode te colocar em risco e procure seu médico assim que possível, para um diagnóstico correto e o melhor tratamento.

Aloha

Dr Thiago Augusto Cosentine

Médico ortopedista, pós graduado em Medicina do Exercício e do Esporte | clinicacosentine.com.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias