26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Surf além do mar: a história da primeira máquina de ondas artificiais

Embora o surf seja frequentemente associado a cultura havaiana, com suas ondas perfeitas e paisagens paradisíacas, a história das ondas artificiais nos leva a um passado distante e a um local inesperado: a Alemanha. Foi lá, em 1905, que a Undosa, considerada a primeira máquina de ondas artificiais do mundo, foi inaugurada.

Localizada em Starnberg, próximo a Munique, a Undosa era uma piscina de 60 por 15 metros adjacente a um lago. A máquina, composta por pontões movidos a vapor, criava ondas artificiais, proporcionando uma experiência inovadora para os banhistas da época.

Para completar a simulação de uma praia, areia do rio Main foi utilizada na construção da área ao redor da piscina. Além disso, um trampolim de 10 metros de altura oferecia uma opção de adrenalina para os mais aventureiros.

A exclusividade da Undosa tinha seu preço: 60 pfennigs (cerca de R$ 20) para nadar na piscina e 20 pfennigs (cerca de R$ 6) apenas para assistir – parece pouco, mas na época era um valor pouco acessível. Havia também horários específicos para crianças, que só podiam frequentar a piscina no início da tarde e, inicialmente, havia horários separados para homens e mulheres.

Apesar do sucesso inicial, a Undosa foi desativada em 1921 devido aos altos custos de manutenção. O restaurante do local, que em 1925 foi expandido para incluir um salão de festas, permanece em operação até hoje. Devido à sua deterioração, em 1978, a piscina foi finalmente demolida.

A história da Undosa, porém, não se limita à sua curta existência em Starnberg. Em 1911, a máquina foi exposta em uma feira na cidade alemã de Dresden, onde causou grande impacto. Friedrich Eduard Bilz, um médico naturista alemão, ficou fascinado pela tecnologia e a adquiriu, instalando-a em um novo centro de saúde que fundou em Radebeul, no estado da Saxônia, em 1912.

+ Livro “Santos, Onde Nasceu o Surfe no Brasil” é marco para cultura de praia

A Bilzbad, como era conhecido o centro, se tornou um importante local para a prática de naturismo e hidroterapia. A piscina de ondas artificiais do local é a mais antiga do mundo ainda em funcionamento e revela que a exploração por ondas artificiais não é algo recente.

Com o constante desenvolvimento de tecnologias, testemunhamos o surgimento de ondas cada vez mais perfeitas. Mesmo assim, é fato que ainda estamos no começo da linha do tempo do surf de piscinas.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias