Enquanto o mundo está de olhos na Pipeline original, a havaiana, na costa norte de Oahu, no Havaí, onde o Circuito Mundial 2024 pode começar a qualquer momento, uma outra Pipeline, a portuguesa, ofereceu recentemente as ondas que todos estão desejando ver no Lexus Pipe Pro.
+Medina, John John, Robinson??? Quem leva em Pipe?
Num vídeo lançado pelo canal Global Zoo – Surfing Videos, do YouTube, é possível conferir uma sessão de gala em Super Tubos, com poucos surfistas na água e muitos tubos perfeitos. Sem dúvida, um Super Tubos pra fazer sonhar.
Com a água bem mais fria, é verdade, e sem o perigo dos corais afiados apresentando risco de morte para quem falhar na onda, o pico de Super Tubos, localizado em Peniche, talvez tenha mais diferenças do que similaridades com Pipeline. Mas no que realmente importa, que são os tubos, as duas ondas são igualmente capazes de levar surfistas ao êxtase.
Pipeline, é claro, sempre será a referência imbatível quando o assunto for tubos, dai a razão de tantas ondas serem apelidadas em sua homenagem, como a própria Super Tubos.
Palco também de uma etapa do Circuito Mundial, o Meo Rio Curl Pro Portugal, que vai acontecer em março próximo, na verdade, Super Tubos se aproxima mais de outra onda que também a recebe a mesma alcunha, no caso a Pipeline mexicana, Puerto Escondido. O fundo de areia é o denominador comum entre as duas, contribuindo para que as condições mudem com muita facilidade, o que faz de ambas, digamos assim, ondas bem temperamentais.
Para sorte de quem marcou presença na praia, no dia em que esse video dia foi gravado a Pipeline portuguesa estava quebrando com muito bom humor. Um Super Tubos realmente pra fazer sonhar.