23.7 C
Suva
terça-feira, 15 outubro, 2024
23.7 C
Suva
terça-feira, 15 outubro, 2024

Steven Spielberg se arrepende do filme “Jaws”: “Lamento pela dizimação de tubarões”

“Lamento a dizimação da população de tubarões por causa do livro e do filme [Jaws]. Eu realmente me arrependo disso”, disse Steven Spielberg em entrevista ao programa “Desert Island Discs” da BBC.

Em 1975, um pequeno filme dirigido por Steven Spielberg chamado Jaws chegou aos cinemas. Foi um ótimo filme para humanos em busca de entretenimento, mas foi um filme muito ruim para tubarões que procuram viver.

O filme foi baseado em um livro de Peter Benchley, que disse que gostaria de nunca tê-lo escrito por causa da maneira como fez com que os tubarões fossem vistos no mundo, e agora Steven Spielberg ecoa esses sentimentos.

Veja também: 
+ Surfista cai em tubarão e drone flagra episódio. Assista
Baleia gigante salta e cai sobre barco com turistas; veja
+ Quer melhorar no seu esporte e ser mais feliz? Saiba sobre o flow

“Eu sinceramente, e até hoje, lamento a dizimação da população de tubarões por causa do livro e do filme. Eu realmente me arrependo disso”, disse Spielberg em entrevista ao programa “Desert Island Discs” da BBC.

Embora os tubarões fossem temidos bem antes do lançamento do livro de Benchley e do filme de Spielberg, não há dúvida de que o sucesso da história teve impacto na percepção do público. De fato, provavelmente levou diretamente a um aumento na caça ao grande troféu branco.

“Uma corrida coletiva de testosterona certamente varreu a costa leste dos EUA”, diz George Burgess, diretor do Programa da Flórida para Pesquisa de Tubarões em Gainesville, à BBC. “Milhares de pescadores partiram para pegar tubarões-troféu depois de assistir ao filme Jaws.”

A história de Jaws foi vagamente baseada em eventos reais. Uma série de ataques de tubarão na Costa Leste e o pânico que se seguiu levaram a uma ordem presidencial que investiu dinheiro para tornar a área mais segura para os nadadores em 1916.

O romance de Benchley foi publicado anos depois, em 1974, apenas um ano antes do lançamento do filme, e o pânico na Costa Leste no início de 1900 foi amplificado em um medo global e ódio aos tubarões.

Lentamente, porém, estamos voltando – não rápido o suficiente, pois as populações de tubarões ainda são dizimadas em todo o mundo – e Spielberg sente que carrega grande parte dessa responsabilidade.

Quando ele fez o filme, no entanto, ele não poderia prever sua popularidade ou como isso mudaria a visão do mundo sobre os predadores do oceano. A declaração de Spielberg veio depois que a apresentadora da BBC, Lauren Laverne, perguntou como ele se sentiria se estivesse preso em uma ilha deserta cercada por tubarões.

“Essa é uma das coisas que ainda temo”, respondeu ele. “Não para ser comido por um tubarão, mas os tubarões estão de alguma forma bravos comigo pelo frenesi alimentar de pescadores esportivos malucos que aconteceu depois de 1975.”

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias