Silvana Lima fica com a medalha de prata e Sofia Mulanovich, campeã do WCT em 2004, é a grande campeã das mulheres nos ISA Games 2019

Por Redação HC

A peruana Sofia Mulanovich é a grande campeã da categoria aberta dos ISA Games 2019 entre as mulheres. Praticamente aposentada das competições, a campeã mundial de 2004 teve um retorno triunfante ao alto nível para superar na final sua amiga de longa data, Silvana Lima, além da sul-africana Bianca Buitendag e a havaiana Carissa Moore.

Silvana ficou com a medalha de prata e Bianca, com o bronze. Confira aqui os resultados detalhados.

“Parece que estou em um sonho”, disse a campeã após o título. “Estar aqui e ganhar uma medalha de ouro contra as melhores surfistas do mundo é incrível”, continuou ela após conquistar, na praia de Miyazaki, seu segundo título dos jogos da ISA — o primeiro havia sido em 2004, no Equador.

Sofia fez parte da elite mundial durante onze anos, entre 2003 e 2013. Em 2004, ganhou o título mundial, marcado por conquistas em Teahupoo e Fiji. Nos anos seguintes, ela venceu diversas etapas e ainda foi vice-campeã mais duas vezes, em 2005 e 2007.

Silvana parabeniza a amiga pela conquista (divulgação/ISA)

Silvana conseguiu avançar em sua primeira bateria no dia, a “semifinal” contra Sofia, Bianca e Tati Weston-Webb. Ela e a peruana ficaram em segundo e primeiro lugar, respectivamente, e mandaram as outras duas para a última bateria da repescagem.

No caminho “de baixo”, Stephanie Gilmore começou o dia com a melhor média do evento, acima dos 18 pontos, e avançou junto com Sally Fitzgibbons, eliminando Anat Lelior e Courtney Conlogue. Na outra bateria, Carissa Moore e Brisa Hennessey ficaram com a primeira posições.

Sally, Steph, Carissa e Brisa se enfrentaram no duelo seguinte. Steph e Brisa foram eliminada, deixando para Sally e Carissa a chance de brigar por uma vaga na final, contra Bianca e Tati, que vinham do “caminho principal”.

Tati ficou na terceira posição, acabando com as chances de uma dobradinha brasileira. Sally ficou em quarto, e Carissa e Bianca foram à final, onde acabariam ficando atrás das duas veteranas da competição.

Na classificação geral por país dos ISA Games, o Brasil lidera, graças às boas campanhas de Silvana e Tati.

O campeonato masculino começou na madrugada desta terça, e deve terminar no domingo, 15.

A medalha de prata de Silvana deixa o Brasil no topo da classificação geral nos ISA Games 2019 (divulgação/ISA)

Veja também:
Novidades no QS: WSL anuncia o Challenger Series
A volta por cima: o incrível título de Miguel Pupo na Espanha
Heitor Mueller e Isabela Saldanha vencem Oi Pro Junior Series em Floripa