28 C
Papeete
quarta-feira, 22 maio, 2024
28 C
Papeete
quarta-feira, 22 maio, 2024

Sinal verde para o Itacoatiara Big Wave 2023

O forte swell que chegou à costa do Rio de Janeiro, com previsão de ondas com cerca de 4 metros, levou os organizadores do Itacoatiara Big Wave 2023 (IBW) a colocarem o evento em sinal verde. A primeira chamada será neste sábado (15) às 7h30, na praia de Itacoatiara, Niterói.

Para a edição de 2023 do IBW é esperada a participação de surfistas de elite como Lucas Chumbo, Pedro Calado, Ian Cosenza, Michelle de Bouillions, Michaela Fregonese, Alemão de Maresias, Valentim Neves, Kalani Latanzi e Gabriel Sampaio. Além desses, enfrentarão os desafios do mar de Itacoatiara, atletas do Chile e Peru.

Durante a janela de competição, serão feitas até duas chamadas (calls) para as sessões de tow-in na Praia de Itacoatiara. A primeira confirmada para este sábado (15). As sessões acontecem quando as previsões indicam potentes ondulações e ventos favoráveis. A organização do evento acompanha as previsões e, quando são identificados swells com potencial de realização, um sinal amarelo é emitido entre 5 a 7 dias do dia da chamada. A ondulação se confirmando, é emitido o sinal verde, como aconteceu nesta sexta-feira (14), com a convocação para amanhã a primeira sessão do IBW 2023.

+ Um dos melhores surfistas brasileiros (ainda desconhecido)

Durante as sessões, os atletas terão suas ondas registradas por cinegrafistas. Após o encerramento da janela, as ondas serão julgadas por uma comissão de arbitragem profissional com base nos critérios internacionais adotados para o surfe de ondas grandes. A competição distribuirá R$ 85 mil em prêmio a ser dividido entre surfistas, pilotos e cinegrafistas que registrarem as ondas vencedoras.

O Itacoatiara Big Wave 2023 é organizado pela Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio da NOB, Jappa da Quitanda, Brodão Brasil e da Secretaria Municipal do Clima. O campeonato vai ter transmissão ao vivo no Instagram do Itacoatiara Big Wave.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias