Publicidade:

Publicidade:

Publicidade:

Seu Freitas, o surfista mais velho do Brasil, morre aos 89 anos



Affonso Freitas, mais conhecido como “Seu Freitas”, faleceu na última terça-feira (19) em decorrência do pós-operatório de uma cirurgia nos rins.

Local do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Seu Freitas tinha 89 anos e ostentava o título de “surfista mais velho do Brasil”.

A paixão pelas ondas começou em 1968. Seu Freitas admirava o surf em segredo, mas o forte estigma que o esporte enfrentava naquela época, era uma barreira ainda intransponível.

+ R.I.P Ben Aipa
+ IT’S ON! Uma seleção de vídeos do primeiro grande swell da temporada no Havaí

Até que após sucessivas crises de estresse e dores crônicas o fizeram repensar suas prioridades e ele decidiu que iria se tornar surfista.

Não foi fácil. Aos 38 anos Seu Freitas teve que lidar com três preconceitos diferentes: a dificuldade de aprendizado em decorrência da idade e a discriminação, já que todo surfista era taxado de vagabundo pela sociedade.

Mesmo assim, ele foi persistente e após meses tentando se equilibrar sobre a prancha, começou a finalmente correr suas primeiras ondas.

E nunca mais parou.

Seu Freitas o surfista mais velho do Brasil
Após conhecer o surf, Seu Freitas fechou a loja de móveis que tocava e fundou um centro de treinamento dedicado ao esporte. Foto: Medium.com

O surf teve um impacto decisivo em sua vida. Seu Freitas fechou a loja de móveis que tocava e fundou um centro onde os surfistas que moravam longe e pegavam onda no Recreio dos Bandeirantes pagavam um aluguel para deixar a prancha bem guardada.

O negócio cresceu com o tempo e tornou-se o Surfcenter Marcelo Freitas, onde os adeptos do esporte encontram filmes de surf para melhorar a performance, consertos de pranchas, equipamentos e lanches.

O nome é em homenagem a seu filho, o longboarder Marcelo Freitas, tricampeão mundial de longboard e campeão Pan-americano.

Uma de suas frases mais famosas, e que define bem o papel do surf em sua vida era:

Fui um velho de 38 anos, hoje sou um jovem de 80!

Aloha, Affonso Freitas, gratidão por seu legado.

A Redação Hardcore presta condolências à família Freitas.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Derek Hynd e a ffffonte...

Um dos gurus do surf moderno lidera praticamente sozinho uma revolução em design que pode mudar a maneira como surfamos para sempre. Leia!

Alex Ribeiro treinando forte em...

Na semana em que embarca para as etapas do Tour mundial na Austrália, o...

Russell Bierke, um dos tube...

Depois de se consolidar no topo dos surfistas de ondas grandes que conquistaram a...

Kelly Slater, Kolohe Andino e...

Mesmo com as fronteiras fechadas para o turismo, alguns afortunados, como Kelly Slater, conseguiram...