Conhecida pelo apelido de “Maracanã do Surf”, a praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), recebeu no último sábado, 16 de outubro, o primeiro campeonato de surf de canoa havaiana realizado em águas brasileiras.
Ao todo, 10 equipes participaram do evento, competindo em canoas havaianas para quatro remadores, conhecidas como OC-4 (de Outrigger Canoe 4).
O tempo nublado, com pouco vento, e as ondas com cerca de um metro proporcionaram as condições excelentes para o surf de canoa.
O OC-4 Surf Contest contou com a presença de equipes de vários estados do Brasil, que confraternizam nas ondas dentro do mais puro espírito Aloha.
O evento foi inspirado em provas havaianas, como o Buffalo Big Board Surfing Classic, onde a confraternização é mais importante do que a disputa em si.
Veja também:
+ SUP em Puerto Escondido XXL: atitude e ousadia
+ Turbinando sua remada com uma prancha de Prone Paddleboard
Mas isso não impediu as equipes de fazerem bonito na água e no final, a equipe CPP Extreme Brasil, do Espírito Santo, composta por Cauê Sekiguchi, Alex Pepe, Roberto Berredo e Ranin Thomé foi a grande vencedora da competição, com direito a nota 10, completando um arriscado drop invertido, com a popa da canoa apontada para a praia, fazendo a onda até a areia.
Finalistas:
1 CPP Extreme Brasil
2 Kanaloa Vaa Saquarema
3 Ohana 4fun
4 Makaha
Imagens: Florencia Yanez @floryanezphoto.
Texto: Luciano Meneghello