Santiago Muniz é o campeão da edição de 2018 dos ISA Games. Na praia de Long Beach, em Tahara, Japão, Santi (foto de capa) conseguiu o bicampeonato da categoria open dos jogos com uma vitória na grande final sobre o top do CT e favorito local Kanoa Igarashi, nesta quarta (19). Além de Kanoa, também estavam na final Shun Murakami, também japonês, e o peruano Lucca Messinas. O primeiro título do argentino criado em Bombinhas, Santa Catarina, havia sido em 2011, no Panamá.
Ian Gouveia, único representante brasileiro nos jogos após a desistência da CBSurf de enviar uma equipe, perdeu logo em sua primeira bateria nesta quarta. Na sexta repescagem, Ian foi eliminado pelo canadense Cody Young e pelo espanhol Gony Zubizarreta.
Veja também – Vergonha, escândalo, desrespeito: o que dizem os surfistas sobre a CBSurf
Diferente dos primeiros dias de competição, as condições estavam muito difíceis, com ondas pequenas e inconsistentes. Isso acabou nivelando a competição e dificultando o trabalho dos maiores favoritos, como Ian e Kanoa.
Com o título, Santi garante participação na estreia do surf nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. O vencedor da competição em Lima garante vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
No feminino, as competidoras definiram a bateria final, que contará com duas atletas da elite. A australiana Sally Fitzgibbons e a neozelandesa Paige Hareb são as favoritas na disputa, que conta também com a sul-africana Bianca Buitendag, que já foi parte da elite, e a jovem revelação aussie Holly Hawn.
Confira os melhores momentos do quarto dia nos ISA Games:
Veja também: Miguel Pupo testa foguetes em treino high performance em Maresias
Texto: Redação HC
Imagem: Ben Reed/ISA Games