Com a presença do bi-mundial Gabriel Medina, a irmã caçula Sophia Medina e o surfista de Maresias Caio Costa vencem o Rip Curl Grom Search

Por Fabio Maradei

As conquistas e as viradas se repetiram na final do Rip Curl Grom Search 2020, realizada na Praia da Barra, no Rio de Janeiro neste domingo (16).

Veja também: Gabriel Medina em ritmo de treino em Maresias [vídeo]

Como em 2019, as duas categorias principais tiveram como campeões os paulistas Caio Costa e Sophia Medina. Os dois surfistas da Praia de Maresias, em São Sebastião, bateram recordes. Ele com o quarto título no Circuito, o segundo na mirim, e ela sendo a primeira tricampeã entre as meninas.

Com o ídolo Gabriel Medina acompanhando tudo pessoalmente na Praia e até comentando, as finais foram realizadas em disputas acirradas e emocionantes.

Caio e Sophia, com os títulos, asseguraram as vagas para a final internacional do evento, no próximo ano, em algum lugar do Mundo, incluindo passagens aéreas e hospedagem durante a competição. Os dois disputarão esse ano a decisão, que será realizada em Bells Beach, Austrália.

Veja também: Ramzi Boukhiam é campeão e Weslley Dantas vice e em Noronha

Além de Caio e Sophia na sub16, ergueram as taças de campeões da temporada, Guilherme Fernandes, que é de Ubatuba e também mora em São Sebastião, na categoria iniciante (sub14), e Pablo Gabriel Silva, de Cabo Frio, entre os caçulas da grommet (sub12).

Sophia, Guilherme e Pablo confirmaram suas conquistas com vitórias na Barra.

Já na mirim, Caio perdeu antes da semi e teve de torcer da areia, com a vitória ficando com o também paulista Rodrigo Saldanha.

Outro destaque na etapa foi o pequeno Nathan Hereda, do Rio de Janeiro, único a chegar em duas decisões, com o terceiro lugar na grommet e o quarto na categoria acima, a iniciante.

Gabriel Medina no pódio do Rip Curl Grom Search

No pódio, o bicampeão mundial de surf Gabriel Medina, vibrou lembrou de ter passado por esse circuito, inclusive, com seu primeiro título internacional, ainda em 2010, na Austrália.

“O Rip Curl Grom Search foi muito importante para mim. Tudo começou por aqui e acho que a metade dos atletas do Circuito Mundial passou por esse circuito amador”, falou.

“Tenho certeza de que se essa criançada continuar assim, se esforçando, treinando sonhando, estará onde estamos hoje. Mas tem de trabalhar, sonhar, acreditar. É com força de vontade que chega lá”, reforçou Medina, agradecendo o carinho do público.

“É um prazer estar aqui com vocês. Passo o ano viajando, representando o Brasil lá fora e é muito bom estar aqui com essa molecada para recarregar as energias, porque logo tem mais”, disse.

Os resultados completos do Circuito estão disponíveis no link www.ripcurl.com.br/grom-search-2020.

MEDINA NA RIP CURL BARRA – Ainda como parte da programação da final do Rip Curl Grom Search 2020, Gabriel Medina participou de uma badalada sessão de autógrafos na loja Rip Curl Barra.

A ação foi muito movimentada, formando uma fila grande no corredor do Barra Shopping.

“Encerramos mais uma edição em grande estilo, com show de surf, nível técnico altíssimo, ótimo astral, e a presença do Gabriel Medina, que tem total vínculo com o evento e fez questão de destacar a importância da participação da nova geração. Também a sessão de autógrafos foi um sucesso, com uma grande participação popular numa das lojas mais movimentadas que temos”, destacou o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez.

O Rip Curl Grom Search 2020 foi uma realização da Rip Curl e tem os patrocínios de GoPro e Brazinco, com apoios de Jandaia Cadernos, Loja Rip Curl Garopaba, Prefeitura de Garopaba, Lojas WQSurf, Loja Rip Curl Barra Shopping, Prefeitura do Rio de Janeiro, Supervisão da Fecasurf e Feserj, com organização da Swell Promoção e Produção de Eventos, cobertura da FMA Notícias e Gestão ambiental da ONG Eco Local Brasil.