26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024
26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024

Recordista mundial fecha parceria com a Porche para criação de prancha

Atual recordista mundial de maior onda surfada, estabelecido há três anos, após descer uma bomba de 26,21 metros (86 pés) em Nazaré, Portugal, o alemão Sebastian Steudtner fechou pareceria com a fabricante de carros Porsche e a especialista em autopeças Schaeffler, para o desenvolvimento de uma prancha de alta performance no town-in.

No recorde mundial da onda, percebi que atingi o limite para a velocidade que minha prancha pode atingir“, disse Steudtner à AFP. Ele conta a parceria com a Porsche tem o objetivo de tornar a prancha mais rápida e estável em situações extremas, como é o caso das ondas de Nazaré.

+ Ondas oceânicas estão ficando mais intensas, aponta estudo

No caso dos mares gigantes de Nazaré, a velocidade pode chegar aos 80 km/h, segundo revela o sufista alemão. Velocidade é fundamental para escapar da espuma gigantesca durante o drop, porém, quanto mais rápida, mais instável a prancha pode se tornar. Por isso, em situações assim, é preciso ter total confiança na qualidade de seu equipamento e se concentrar apenas em completar a onda.

A prancha de town-in desenvolvida pelos engenheiros da Porsche possui um nose, rabeta e bordas adaptadas para melhorar a hidrodinâmica. A Schaeffler desenvolveu um revestimento redutor de atrito que ajuda a prancha a deslizar pela água.

Por meio de testes em um simulador de túnel de vento, Steudtner pôde ver como deveria se posicionar na prancha ao enfrentar ondas gigantes.

Com mudanças na prancha e na postura de Sebastian, conseguimos reduzir a resistência do ar em 20 por cento“, disse Markus Schmelz, gerente de projeto da Porsche, ressaltando que as inovações “tornaram a prancha mais rápida e estável em altas velocidades”.

A nova prancha já foi entregue à Sebastian Steudtner que buscará quebrar seu próprio recorde mundial em Nazaré na temporada de 2023/ 2024. Ele acredita que a união da ciência com o surf será capaz de surfar a mítica onda de 100 pés.

Com informações de AFP.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias