Lucas Chumbo é apontado como favorito à quebra do recorde mundial de ondas grandes, ou seja, a maior onda surfada na história.
Após a certificação por parte do Guinness, a World Surf League, organizadora dos Red Bull Big Wave Awards, anunciou tem já tudo preparado para fazer o anúncio oficial.
O nome do novo recordista mundial será feito na próxima terça-feira, dia 24 de maio, em cerimônia realizada nas dependências do Forte da Nazaré, em Portugal.
Veja também:
+ “G-Land é a onda mais completa que já surfei,” diz Victor Ribas
+ Surfista transgênero vence campeonato de longboard na Austrália
O brasileiro Lucas Chumbo está sendo apontado pela mídia portuguesa como um dos grandes favoritos, depois de ter surfado aquela que seria a maior onda de todos os tempos, na última temporada em Nazaré, durante uma sessão de tow-in na Praia do Norte.
No entanto, favoritismo à parte, serão as medições oficiais do Guinness que definirão o novo recorde mundial de ondas grandes.
Esta será a terceira vez que o recorde mundial para a maior onda surfada na história será batido na Praia do Norte. O primeiro a fazê-lo foi Garrett McNamara, o pioneiro do surf de ondas grandes na Nazaré, depois de surfar uma onda homologada em 23,77 metros de altura, em 1 de novembro de 2011. Mais tarde, em 2017, esse registo foi batido pelo brasileiro Rodrigo Koxa, com uma onda de 24,38 metros.