Publicidade:

Raríssimo tubarão da boca gigante encontrado morto nas Filipinas

Um raríssimo tubarão megamouth apareceu em uma praia na província filipina de Sorsogon, em um pequeno município chamado Gubat, segundo relatos.

O tubarão Megamouth raramente é visto pelos humanos porque vive principalmente no fundo do mar. Um funcionário do Setor de Pescas e Recursos Aquáticos disse aos meios de comunicação que acredita-se que o tubarão morreu depois de ficar preso em uma rede de pesca.

>>> Peixe raro avistado em Monterey Bay, Califórnia

Megamouth são criaturas interessantes. Nós nem sabíamos que eles existiam até 1976, quando o primeiro foi descoberto. Eles geralmente passam seu tempo em águas tão profundas quanto 15.000 pés, mas ocasionalmente sobem para profundidades próximas à superfície.

Como o nome indica, eles têm uma boca muito grande. Eles o usam para filtrar as presas planctônicas, que compõem a maior parte de sua dieta. Eles nadam com aquela boca escancarada, sugando comida. O interior de suas bocas também possui órgãos produtores de luz que atraem presas.

>>> Confira o momento super raro de dois tubarões tigre se acasalando

“O primeiro tubarão megamouth conhecido foi capturado acidentalmente quando ficou preso em uma âncora marítima presa a equipamentos navais profundos perto do Havaí”, escreveu Oceana.org. “Desde aquela época, apenas algumas dezenas de indivíduos foram capturados, incluindo um número muito pequeno de juvenis. Com o aumento das operações de pesca em alto mar, o tempo entre os indivíduos capturados recentemente se tornou mais curto.”

A espécie que apareceu nas Filipinas tinha cerca de 15 pés de comprimento. Em média, um megamouth geralmente cresce até 16 pés e pode pesar até 1.224 kg. Os pesquisadores planejam preservar o corpo do tubarão para que possa ser estudado.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias