25 C
Papeete
domingo, 23 junho, 2024
25 C
Papeete
domingo, 23 junho, 2024

Rara praia no Havaí de cristais verdes está sendo destruída por entusiastas do off road

Papakolea Beach, praia localizada na Big Island do Havaí, é uma atração popular para os visitantes por conta da sua areia verde única. Uma das quatro praias de areia verde do mundo, Papakolea Beach é esculpida em um cone de cinzas de 49.000 anos que faz parte do vulcão Mauna Loa. A praia recebe sua cor verde dos cristais verdes de olivina que saem do cone de cinzas.

+ Jaime O’Brien dá show na piscina de Kelly Slater. Assista

Localizada no South Point, no distrito de Kau, Papakolea Beach está situada em um trecho remoto e subdesenvolvido da ilha. Infelizmente, a área está sendo severamente danificada por visitantes e moradores criando ilegalmente suas próprias estradas.

“Este lugar sagrado e precioso para o povo de Kau foi profanado e explorado por entusiastas off-road, ações impensadas de visitantes e pescadores esportivos, apesar da presença de iwi kupuna [ossos e sepulturas ancestrais] e locais sagrados”, o Departamento de Hawaiian Home Lands disse em um plano de gerenciamento de recursos de South Point descrevendo os problemas. “O povo de Kau está implorando para ‘deixar a terra se curar’ para que o que resta desse frágil ecossistema possa ser compartilhado com as gerações futuras.”

+ Quer melhorar no seu esporte e ser mais feliz? Saiba sobre o flow

A DHHL é o órgão de gestão responsável pela gestão das terras ao redor de South Point, mas não tem o financiamento ou os recursos necessários para monitorar constantemente a área. A única estrada legal para veículos é a estrada rural até a Kaulana Boat Ramp; qualquer outro off-road é ilegal. Os moradores frequentemente oferecem passeios até a praia para os visitantes por US$ 20 por passeio, mesmo que a atividade seja ilegal.

“As pessoas são livres para fazer o que quiserem e nossos locais culturais foram profanados”, disse Nohea Kaawa, um praticante cultural havaiano nativo ao Sfgate. “As estradas são criadas onde não deveriam estar e, quando ocorrem grandes chuvas, a água inunda e segue essas estradas que levam aos locais, contribuindo para uma erosão mais rápida.”

“A sujeira solta flui para o oceano, cobrindo o recife, e então a população de peixes começa a diminuir porque o coral começa a morrer”, acrescenta Kaawa. “Todos nós sabemos que o coral precisa de luz solar para viver. O tráfego na área também dizimou ohai, um arbusto nativo com flores alaranjadas e vermelhas que agora só cresce selvagem em alguns lugares ao longo da costa. Existem famílias que carregam ‘ohai’ em seu nome, então você sabe que a planta foi importante para esta área. Nós como Kanaka Maoli (nativos havaianos) estamos conectados ao nosso ambiente nativo; plantas são ohana (família).”

+ “Gostaria que essa hierarquia voltasse e resolvesse esse crowd”, diz Slater sobre o surf no Havaí

A menos que algo mude, o problema continuará a piorar. Aqueles que desejam visitar legalmente Papakolea Beach e se maravilhar com as areias verdes devem fazê-lo através da caminhada de três quilômetros da Highway 11. Embora Big Island não seja famosa por seu surf, South Point oferece ondas sólidas de tempos em tempos.

“A verdadeira questão não será resolvida com a criação de um plano de gestão que levará 20 anos para a DHHL implementar, a verdadeira questão é que os humanos precisam de gestão”, diz Kaawa. “Os humanos precisam aprender a existir em um espaço com protocolos adequados e respeito às nossas paisagens culturais. Kau precisa de fiscalização no local para garantir que haverá consequências se as pessoas não agirem corretamente. Se não houver fiscalização, de que serve criar regras?”

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias