26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024

Quem é Luke Shepardson?

No último fim de semana, Luke Shepardson surpreendeu o mundo ao vencer a 10ª edição do Eddie Aikau Big Wave Invitational, marcando impressionantes 89,1 pontos num total de 90 possíveis.

Desde então, o nome de Luke Shepardson, um surfista pouco conhecido fora do Havaí, ganhou os holofotes do mundo do surf, e agora muitos se perguntam quem ele é. 

O vencedor do Eddie é um surfista de 27 anos local da costa norte de O’ahu, no Havaí. Quando não está surfando, Shepardson se mantém perto do oceano, pois trabalha como guarda-vidas para a cidade e condado de Honolulu.

Embora o surfista sempre tenha sonhado com uma carreira em meio às ondas, ele seguiu treinando para se tornar um guarda-vidas.

+ Luke Shepardson vence o Eddie Aikau Big Wave Invitational

+ Ramzi Boukhiam sofre lesão e é dúvida em Pipe

+ Gabriel Medina, entre outros pros, treinando em Pipeline

Competindo em algumas etapas do QS, sua  primeira temporada de qualificação profissional foi em 2011, quando ele tinha apenas 16 anos. A mais recente, segundo seu perfil na World Surf League, foi em 2018, quando ficou em 212º lugar no ranking.

Ainda que sua carreira como surfista profissional não tenha brilhado, ao longo dos anos, Shepardson construiu uma reputação respeitável no North Shore. Em 2016, ele obteve uma nota 10 perfeita competindo no Men’s Pipe Invitational.

Luke Shepardson
Em 2016, Luke Shepardson obteve uma nota 10 perfeita competindo no Men’s Pipe Invitational. Foto: WSL/ Kelly Cestari

Hoje, aos 27 anos, o guarda-vidas disse que sua paixão pelo surf e pelo oceano foram influenciadas por seu pai, que o levava para a praia, ainda muito garoto, para surfar na mesma prancha. 

Já a paixão pelo big surf começou a aflorar aos 12 anos, quando percebeu que tinha um talento natural – e disposição acima da média – para surfar ondas maiores e mais pesadas e então passou a se destacar entre os amigos nesse tipo de mar. 

Finalmente, o Eddie Aikau

Luke Shephardson
Luke Shephardson comemora a vitória no Eddie Aikau Big Wave Invitational. Foto: Jamm Aquino / Star Advertiser

O triunfo no Eddie Aikau Big Wave Invitational é um sonho almejado por qualquer surfista de ondas grandes e com Luke não é diferente.

Em uma entrevista de 2016 para a World Surf League, ele admitiu que o Eddie estava entre um dos objetivos que buscava alcançar em sua carreira no surf.

Sua vitória também se destaca por ser o primeiro guarda-vidas a vencer a competição que homenageia um dos maiores guarda-vidas de todos os tempos: Eddie Aikau.

O Instagram do Honolulu Ocean Saftey homenageou a vitória de Shepardson com uma bela postagem no feed da página.

Ao compartilhar momentos do evento, a mensagem dá uma boa ideia de quem é o surfista e do quão admirado por seus amigos ele é: “Luke! Você conseguiu e foi tão humilde ao longo do caminho! Nós estamos tão orgulhosos de você!

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias