Em meio à alarmante realidade da poluição marinha, que registra nove milhões de toneladas de plásticos despejadas nos oceanos anualmente, resultando na morte de um milhão de aves marinhas e 100.000 animais marinhos, a Sea Shepherd Brasil intensifica seus esforços. Como parte do projeto Ondas Limpas, a organização internacional de conservação marinha promoverá duas limpezas de praia em janeiro.
As ações estão agendadas para Maresias, São Sebastião (SP), em 6 de janeiro, e no Matadeiro, Florianópolis (SC), em 27 de janeiro. A Campanha Ondas Limpas, já atuante em 11 estados e em constante expansão, concentra-se em mutirões de limpeza de praia, fundo de mar e locais estratégicos em cidades. O objetivo crucial é remover resíduos que, de outra forma, poderiam chegar ao mar, enquanto promove a conscientização sobre consumo e descarte responsável.
A importância dessa iniciativa ganha ainda mais destaque considerando a expedição de 2023, na qual a Sea Shepherd percorreu 7000km da costa brasileira, coletando mais de 2 toneladas de lixo em 308 praias. Esse esforço incluiu um levantamento e pesquisa, cujos resultados serão apresentados em 2024, alimentando a missão de influenciar políticas públicas relacionadas ao lixo marinho.
A metodologia da Campanha Ondas Limpas abrange desde a coleta até a destinação dos resíduos, envolvendo a separação, pesagem e registro detalhado. Os materiais recolhidos são encaminhados para cooperativas de reciclagem locais, promovendo a transformação do lixo em novos recursos.
+ Crise na indústria do surf: demissões na Vans e Kelia Moniz soltando o verbo
A contribuição para a luta contra a poluição marinha pode ser feita através do engajamento voluntário nas ações de limpeza, bem como por meio de doações financeiras. Os interessados em apoiar a causa podem realizar suas doações diretamente no site https://seashepherd.org.br/doe/.