Segundo apontam gráficos de previsão de swell, como o caso do Surfline, a combinação de ondulações de sul trará ondas grandes a partir de sábado em toda região Sul e Sudeste, com séries quebrando acima de dois metros nos picos mais expostos à direção desse swell, com período médio de 11s. Outros sistemas de análise oceânica, como o Wynd, confirmam essa previsão.
Contudo, a previsão de ventos na mesma direção, sobretudo no sábado, poderá prejudicar a formação das ondas em praias em que o Sul entra como maral. As condições devem melhorar significativamente no domingo, com o vento maral perdendo força e virando gradativamente para ESE/E. Na parte da tarde o vento E pode voltar a ganhar força e ficar moderado.
+ Especialista local Kauli Vaast substitui Italo Ferreira no Tahiti Pro
De olho na previsão, a organização do Itacoatiara Big Wave 2023 deu o sinal verde para a segunda chamada deste ano e, a partir das 7h30 deste sábado, está prevista mais uma sessão do campeonato, na modalidade tow-in, em que o surfista é rebocado por jet-ski.
Surfistas da elite mundial do surfe de ondas grandes como Rodrigo Koxa, Pedro Calado e Willyam Santana já confirmaram presença e disputarão, ao lado de estrelas locais como Gabriel Sampaio e Kalani Lattanzi, o prêmio de melhor onda surfada. O IBW 2023 vai premiar surfistas, cinegrafistas e pilotos num total de R$ 85 mil reais. Surfistas do Chile e Peru também estão no Brasil aguardando a competição.
“Esse swell trará ondas altas com muita energia e excelente potencial de tubos. Com certeza, teremos um show de surfe em Itacoatiara neste sábado, pois a previsão é de dia claro e temperatura agradável”, adianta Alexey Wanick, diretor executivo do IBW.
A janela do Itacoatiara Big Wave 2023 (IBW) foi aberta em 14 de julho, permanecerá assim até 31 de agosto e já teve sua primeira sessão em 15 de julho. Neste ano, a Praia de Itacoatiara recebe pela primeira vez uma competição integralmente dedicada ao tow-in.
Nos últimos anos o IBW se consolidou como a principal competição de surfe de ondas grandes do Brasil e, em 2023, com a modalidade tow-in, o projeto dá o primeiro passo em direção à internacionalização no âmbito da recente parceria celebrada entre Niterói e Nazaré, cidade de Portugal referência em surfe de ondas gigantes no mundo.
Durante as sessões os atletas terão suas ondas registradas por cinegrafistas. Após o encerramento da janela, as ondas serão julgadas por uma Comissão de Arbitragem Profissional com base nos critérios internacionais adotados para o surfe de ondas grandes.
O IBW 2023 é apresentado pela Prefeitura de Niterói e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Conta com apoio do Jappa da Quitanda e da Secretaria Municipal do Clima.