Dividido em seis categorias, o prêmio de foto oceânica (Ocean Photography Awards 2020) divulgou as cem imagens finalistas da competição para a edição deste ano.
O concurso contempla fotos de profissionais e amadores e, nesse sentido, dará aos vencedores o título de Fotógrafo Oceânico do Ano.
Veja também: Elefante Marinho aparece na praia do Arpoador
A premiação varia de acordo com a categoria, mas o ganhador da categoria profissional receberá 5 mil libras esterlinas (cerca de R$ 35 mil).
Com efeito, outros prêmios oferecidos serão destaque na revista Oceanographic — que organiza a competição —, convite para um evento de gala na prefeitura de Londres e kits de expedição e aventura personalizados para excursões oceânicas remotas e na terra.
Veja também: Tubarão é flagrado ‘surfando’ em Fernando de Noronha
De acordo com o Daily Mail, Cristina Mittermeier, uma das juradas, disse que o alto número de inscrições representa a importância de defender os oceanos.
A jurada também revelou que houve dificuldade na escolha dos ganhadores, posto que a quantidade de bons trabalhos foi muito grande.
O resultado sairá no dia 19 de novembro e as categorias do concurso de foto oceânica do ano são as seguintes:
- Fotógrafo de Oceano do Ano;
- Prêmio de Portfólio Coletivo;
- Conservação;
- Exploração Oceânica;
- Fotógrafo de Aventura no Oceano;
- Jovem Fotógrafo do Oceano;
- Prêmio de Escolha da Comunidade.
Por fim, este último será definido por voto popular através do site da premiação, onde também é possível conferir todas as outras imagens finalistas.
Capa: Surpreendentemente, tubarões surfam onda australiana. Reprodução/Sean Scott/Ocean Photography Awards.