24 C
Papeete
domingo, 23 junho, 2024
24 C
Papeete
domingo, 23 junho, 2024

Praia da Grama receberá etapa QS 1000 do Circuito Banco do Brasil de Surfe

As ondas artificiais da Praia da Grama, em Itupeva, cidade localizada no interior do estado de São Paulo, receberão uma das cinco etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe. A competição será válida pelo circuito Qualifying Series (QS) da WSL, a divisão de acesso ao Challenger Series.

Confirmado para acontecer entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, será a primeira vez em a WSL da América do Sul realiza em uma competição em piscina de ondas artificiais, localizadas a cerca de 150 km do litoral paulista.

Esta etapa, com status QS 1000 para o ranking regional da WSL South America no masculino e feminino, será a primeira do WSL Qualifying Series na América do Sul e a segunda do mundo a utilizar a tecnologia da empresa espanhola Wavegarden, responsável por gerar ondas Cove 2.0.

+ Puerto Escondido pede socorro: locais denunciam poluição e ameaça as ondas

A estreia ocorreu no ano passado, no Rip Curl Pro URBNSURF, em Melbourne, Austrália. Com mais de 30 tipos de ondas e cerca de 1000 por hora com qualidade semelhante à do oceano, oferece oportunidades para surfistas iniciantes e treinamento de alta performance para profissionais.

O Circuito Banco do Brasil de Surfe estreou no ano passado com três etapas do Qualifying Series e em 2023 está promovendo cinco nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. A temporada começou com uma de nível máximo de pontuação, o QS 5000 Saquarema Surf Festival, vencido pelo pernambucano Ian Gouveia e pela catarinense Tainá Hinckel. A segunda etapa aconteceu em Garopaba (SC), onde o campeão mundial Adriano de Souza e outra catarinense, Laura Raupp, festejaram os títulos na Praia da Ferrugem.

A terceira foi na Praia de Stella Maris, em Salvador, na Bahia, com a cearense Silvana Lima e o paulista Edgard Groggia sendo os vencedores. A mais recente, na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), contou com os triunfos de Ian Gouveia e da peruana Arena Rodriguez Vargas.

Sob o lema “Remando Juntos Para o Futuro” e voltado para novos talentos do surfe, o Circuito Banco do Brasil de Surfe vai decretar os campeões da segunda edição do torneio em cada categoria nesta etapa. Em 2022, após três etapas de QS 1000 em Garopaba, Salvador e Ubatuba (SP), os títulos ficaram com a cearense Silvana Lima e o paulista Gabriel Klaussner. No atual campeonato, Ian Gouveia lidera o ranking masculino, com 2.066 pontos, e Tainá Hinckel e Laura Rapp dividem a ponta da tabela no feminino, com 2.500 pontos.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias