27 C
Papeete
quarta-feira, 12 junho, 2024
27 C
Papeete
quarta-feira, 12 junho, 2024

Pra que serve o banho de gelo?

Banheiras de gelo. Você já deve ter visto muitos surfistas e atletas de outros esportes imersos em um caldo que é quase gelo puro. Mas você sabe quais os benefícios dessa prática?

Há muitos treinadores que adotaram esse técnica em seus regimes, como o treinador do tricampeão mundial Mick Fanning, Nam Baldwin, que passou praticamente uma década com o australiano preparando corpo e mente de Fanning para o estresse do surf competitivo.

O australiano tricampeão mundial, por exemplo, respira tranquilamente apenas duas vezes por minuto. Ou prende a respiração por quase 5 minutos sem aumentar sua frequência cardíaca.

+ Quer surfar melhor e ser mais feliz? Saiba sobre o flow

Então Nam Baldwin conheceu o “Método Wim Hoff”, batizada com o nome do seu criador Wim Hoff, conhecido por “The Ice Man”, que treina seus pupilos combinando técnicas de respiração com frio extremo.

Nam descobriu a técnica de Hoff, sentiu na pele os benefícios e assim incorporou-a em seu método.

“Então, essencialmente, o banho de gelo é imergir em água quase a 0º grau de temperatura. Houve alguns estudos no Reino Unido que comprovam que a técnica pode tratar depressão crônica: pessoas que sofrem dessa condição estão se curando com imersão fria três vezes por semana. E isso se deve aos efeitos no cérebro.

+ A respiração correta revolucionará sua vida. Entenda e pratique

Quando você mergulha em água fria, você obtém uma enorme ativação da dopamina – hormônio que pessoas deprimidas estão limitadas. E então, enquanto isso acontece, você usa técnicas de respiração para regular sua resposta ao frio. É apenas uma questão de respirar de forma eficaz, então, quando eu entro na água e, naturalmente, quero dar um suspiro, eu não dou – eu regulo minha resposta e luto contra uma reação que normalmente teria. Meu corpo então terá melhor desempenho nesse ambiente”, explicou Baldwin em entrevista à Red Bull.

Enfim, como ele disse, é um conceito que existe há muito tempo. Japoneses fizeram imersão no gelo durante milhares de anos. Só que Hoff permitiu que cientistas o estudassem e realmente descobrissem o que acontece com o corpo. E é profundo. Simplificando, é uma série de passos simples e processos com o frio e a respiração que permitem que o sistema nervoso funcione de uma maneira realmente efetiva. Estimula o sistema imunológico, às vezes a um nível tão alto que o corpo é capaz de combater os vírus que os humanos seriam suscetíveis.

E o que acontece em uma pessoa comum?

Entrar na banheira de gelo três vezes por semana é benéfico, contanto que você não fique com muito frio. Assim que começar a tremer, é porque já passou do ponto. E é um processo – apenas veja se você pode se acalmar com uma boa, uniforme e profunda respiração rítmica.

Dentro de um minuto ou dois, o desconforto do frio desaparece, e você se sente entorpecido.

Isso é bom quando a duração é limitada, em qualquer lugar de um minuto a oito. E então você sai do frio e você entra em um banho quente ou um carro quente e, de repente, você sente um enorme fluxo de sangue em áreas do corpo que geralmente são negligenciadas.

Então, os benefícios são muitos, mas há um em particular. O que acontece quando seu corpo fica frio é que há uma grande quantidade de encolhimento de capilares, vasos sanguíneos e veias. Eles encolhem e, portanto, o sangue é espremido para a sua área visceral – seus órgãos. O fígado, os intestinos, o coração, o cérebro. De repente, você está recebendo uma quantidade enriquecida de sangue oxigenado sendo literalmente injetado em todos os seus órgãos. E também devido a essa constrição, você também irá minimizar possíveis inflamações. 

A inflamações são uma das maiores causas de problemas de saúde em adultos, juntamente com o estresse. Se você está inflamado, sua resposta imune irá entrar, e se você estiver inflamado de maneira consistente e contínua, seu sistema imunológico ficará cansado e cansado – portanto também não pode combater outras coisas. E a verdade é que todos no mundo sofrem constantemente com uma leve inflamação.

“O banho de gelo reduz isso [inflamações]. E então, a partir daí, cria-se uma grande quantidade de fluxo sanguíneo oxigenado em seus órgãos. Sua resposta imune é colocada à prova porque é um desafio para o sistema imunológico. Você está permitindo que o sangue penetre profundamente em partes do cérebro que tenham os verdadeiros neuro hormônios que permitem pensar de forma mais eficaz, sentir-se bem, etc.

E então, quando você sai do frio e seu corpo aquece, todo esse sangue que entrou em seus órgãos está nutrido. Vai voltar para as extremidades e começar a reduzir as inflamações. É um pouco como uma troca de sangue. É como apertar uma esponja e depois deixá-la absorver novamente. Essa transferência de sangue de um lado para o outro é muito boa. Os benefícios para a saúde são melhoria imunológica, a melhora do fluxo sangüíneo. É um antiinflamatório, e dá-lhe um impulso de neuroquímica e sua dopamina aumenta em cerca de 500 por cento. Tudo isso acontece em cinco ou seis minutos. É insano.”

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias