26 C
Papeete
sábado, 18 maio, 2024
26 C
Papeete
sábado, 18 maio, 2024

Phil Rajzman treina forte para o Malibu Longboard Championship

Entre 3 e 13 de outubro, acontece o Cuervo Classic Malibu Longboard Championship, a terceira e última etapa do WSL Longboard Tour 2022, que decidirá os títulos mundiais da temporada e o carioca Phil Rajzman vem treinando forte para a disputa.

Estou contando os dias para chegar esse momento da competição. Tenho estado mais preparado e focado do que nunca. Quero deixar as coisas fluírem e o resultado vir da melhor maneira possível. O mais importante é que estou me preparando e me sentindo muito bem, fortalecido de maneira geral“, afirma o bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016).

O atleta está morando em Newsport Beach, no Sul da Califórnia (EUA) e vem treinando diariamente em Malibu, que fica a aproximadamente 1h30 de sua casa. “Malibu tem as melhores ondas do surfe clássico. A previsão é de que estejam em torno de 3 a 4 pés, na altura do peito, que é o tamanho de onda que venho pegando nos treinos aqui. Treinar na própria praia de competição faz com que eu alinhe direitinho as ondas de acordo com cada maré“, completa.

A preparação tem sido intensa, desde que saiu de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, em maio, para focar no mundial. Como todo o atleta de alta performance, Phil trabalha com suporte de uma equipe que envolve psicóloga, preparador físico e nutricionista.

Veja também:

Mundial de Longboard 2022 será decidido em Malibu

Estudo revela interações entre surfistas e tubarões

+ Italo Ferreira na Praia da Grama

O bicampeão mundial também é shaper e há dois anos tem sua própria marca no Rio de Janeiro, a Phil Rajzman Shapes. “Logo após a 2ª etapa em Huntington Beach fui ao Brasil especificamente para buscar esta prancha que fiz inspirada nas ondas da Califórnia, observando o tipo de equipamento que a WSL de fato quer que a gente use“, conta Rajzman.

Com 40 anos de idade, Rajzman está há 25 anos na elite e foi o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial no surfe nos pranchões. No WSL Longboard Tour 2022, o atleta está em 14º no ranking, com 2.375 pontos.

O Campeonato Mundial de Longboard nessa temporada tem três etapas. As duas primeiras, foram em Manly Beach/Austrália (junho) e em Huntington Beach (agosto), que valeram cada uma até 5.000 pontos no ranking. Essa etapa final, em Malibu, vale o dobro até 10.000 pontos para os vencedores. Os títulos mundiais serão concedidos à mulher e ao homem melhor classificados, com base em seus dois melhores resultados nos três eventos.

O Cuervo Classic Malibu Longboard Championship será disputado por 18 homens e 18 mulheres e a competição terá seis fases. A primeira será formada por seis baterias com três atletas e os dois melhores em cada, avançam direto para as oitavas de final. Os últimos colocados terão uma nova chance na repescagem, que classificará mais quatro competidores para os duelos homem a homem das oitavas de final. A partir daí, os vencedores seguem para as quartas de final, depois semifinais e para a grande final.

O ranking final do World Surf League Longboard Tour computará os pontos dos dois melhores resultados de cada atleta, nas três etapas da temporada. Quem ficar em primeiro lugar nos rankings masculino e feminino, serão coroados como campeão e campeã mundial de 2022.

Transmissão ao vivo – O Cuervo Classic Malibu Longboard Championship será transmitido ao vivo da Califórnia pelo site da WSL, pelo canal da WSL no YouTube e pelo aplicativo da WSL.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias