23.5 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024
23.5 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 26 abril, 2024

Mar grande e pesado em Peniche! Confira a previsão para o CT de Portugal

portuga_2017.gif

Forecaster: Pedro Guimarães e Caio Stringari / broou.app


A janela de espera da penúltima etapa do Circuito Mundial de Surf tem início nesta sexta-feira, 20 de outubro!

O MEO Rip Curl Pro ocorre em Peniche (Portugal), na bancada de Supertubos. Um nome que precede a fama desse beach break de formar tubos cavernosos e alucinantes.

Um sólido swell se aproxima da costa portuguesa neste final de semana, e as ondas podem facilmente superar os 5 metros de altura. Provavelmente condições grandes demais para executar o campeonato, mas que podem despertar o gigante que mora ao lado, a famosa onda de Nazaré.

No primeiro dia da janela de espera, a previsão aponta para ondas entre 1.5 e 2.0 metros, com 12s de período. No entanto, um vento moderado de oeste (maral) deve atrapalhar bastante as condições de surf, e provavelmente o campeonato deve começar on hold.

Para o sábado estão previstas ondas superiores a 3 m de altura, com até 17s de período. O que pode ser demasiadamente grande para este setor da praia de Peniche. O vento deve superar os 34 km/h, provenientes de noroeste, que pega de maral no pico. No domingo o swell tende a perder força rapidamente, mas o vento maral segue atrapando as condições de surf para Supertubos.

Super tubos devem ocorrer mesmo só a partir de segunda e terça-feira, possivelmente com condições épicas. Ainda é um pouco precipitado para garantir, mas ao que tudo indica podemos ter um swell de 1.5 a 2.5 m, com até 18 segundos de período. Para esses dias, ainda está previsto apen
as uma leve brisa de terral, que pode deixar o cenário simplesmente perfeito.

Como se faz um 10 perfeito em Peniche? Play no vídeo:

Apesar de Supertubos parecer um pico muito atrativo, a onda é extremamente difícil de ser surfada. A bancada é de areia, mas dependendo da maré, ela pode ser extremamente rasa e perigosa. Com períodos muito altos, a onda tende a fechar por inteiro, deixando praticamente impossível encontrar a luz no fim do túnel e o sonho daquela nota 10 pode ser transformando rapidamente em pesadelo.

Com as devidas condições, tubos e aéreos normalmente são as manobras mais valorizadas, mas por se tratar de uma bancada de areia, com o fundo variando constantemente, a escolha da onda certa é simplesmente crucial.

Parece que vai rolar grande e pesado! Quem vai levar a etapa nessa condições? Acesse o app, participe do jogo e concorra a 3.5k em prêmios; + uma viagem para Chicama no final do Tour’17!

Veja também:

Quais as chances de Medina rumo ao bi? 

Confira os confrontos do R1 do Pro Portugal

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias